A EDUCAÇÃO EM KANT

SILVA, Vinícius Luís dos Santos da1; PEREIRA, Jose Aparecido2;

Introdução:O itinerário intelectual de Immanuel Kant se desenvolveu no século XVIII, conhecido como o século das luzes, em que a filosofia e as ciências passavam por grandes e importantes transformações. Por isso, a sua produção acadêmica pode ser considerada como um desdobramento dos debates e das inquietações científicas e filosóficas do seu tempo, não o deixando indiferente aos grandes problemas filosóficos do seu contexto, sobretudo quanto ao conhecimento e à moral

Objetivo:Promover uma investigação sobre o pensamento educacional de Kant. Quais são os elementos constitutivos que explicitam a essência da educação em Kant? Que papel ele atribuiu à educação em uma sociedade em mudança? Responder a essas e outras questões constitui o objetivo fundamental dessa pesquisa

Metodologia:A metodologia utilizada foi à interpretação dos textos a partir da leitura minuciosa e do destaque às partes consideradas mais importantes no decorrer da leitura. Para isso, foram realizados fichamentos da maioria das obras citadas, a fim de ressaltar trechos dos textos que contribuem direta ou indiretamente para o andamento da pesquisa.

Resultados:Resultados: O homem é o único ser vivo que necessita de educação. Segundo Kant, a educação compreende uma consciência da infância, da disciplina e do conhecimento. O filósofo destaca que a disciplina, por meio da educação, converte o estado de animalidade do homem em humanidade, tirando-o do estado de selvageria. A disciplina propõe ao homem as leis da humanidade. Esse trabalho deve se iniciar desde a infância, quando as crianças vão à escola, para que não aprendam somente os conteúdos, mas para que se acostume a ficar sentadas de uma forma tranquila e a obedecer às regras e o que lhes é proposto.

Conclusões:Através dessa pesquisa foi possível constatar que os postulados da educação em Kant são fundamentais, contudo para o processo de desenvolvimento do ser humano como um todo, entretanto um caminho que predispunha a contribuir para o indivíduo sair da ignorância e selvageria tendo em vista a conquista da moralidade e autonomia.

Palavras-chave:Kant. Autonomia. Educação. Disciplina