A CULTURA NA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

OLIVEIRA, Larissa Gonzaga de1; PORTILHO, Evelise Maria Labatut2;

Introdução:Este relatório pertence à pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada do Programa Stricto Sensu em Educação da PUCPR.

Objetivo:O objetivo geral foi identificar elementos da cultura presentes na ação do pedagogo escolar participante de um programa de formação continuada de diferentes níveis de ensino.

Metodologia:A pesquisa utilizou a abordagem metodológica qualitativa na perspectiva fenomenológica hermenêutica e os dados utilizados são fruto de oito encontros do programa de formação continuada para dezesseis pedagogos. Os instrumentos usados foram duas questões de uma entrevista semiestruturada, a análise de vídeos selfie que foram enviados pelo aplicativo de mensagens Whatsapp como tarefa de um dos encontros de formação, os desenhos sobre o local onde os pedagogos aprendem e a análise de palavras que foram motivadas por imagens de diferentes ambientes educativos escolares e não escolares.

Resultados:Destaca-se como resultado o quanto os pedagogos defendem a escola como um espaço de aprendizagem no qual a comunidade escolar deve ser inserida e participar dos eventos escolares. Nota-se que os pedagogos apresentam preocupação com o ambiente escolar considerando este como um local no qual se pode expressar, receber, formar e produzir cultura. Observa-se também que as relações estabelecidas entre os indivíduos e o objeto estão ligadas aos contextos sociais, apresentam suas particularidades por meio da produção de culturas que lhe são próprias e que demonstram valores e crenças que os membros que estão inseridos nela compartilham por meio do cotidiano.

Conclusões:A diversidade entre as culturas deve ser vista como parte integrante das relações a serem construídas. Para que isso ocorra faz-se necessária a criação de ações educativas das quais o pedagogo por assumir um posicionamento frente a gestão escolar pode investir em práticas educativas como projetos e feiras culturais para que sejam promovidos momentos de interação entre os funcionários da escola e a comunidade da qual esta instituição faz parte.

Palavras-chave: Aprendizagem. Cultura. Ambiente Educativo. Pedagogo. Formação Continuada.