CRIAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL ABERTO

ENGROFF, Renata Gabriele Golynski1; TORRES, Patricia Lupion2;

Introdução:Os avanços tecnológicos ocasionaram profundas mudanças na sociedade moderna e é imprescindível a preparação para lidar com essas transformações. O uso cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação na educação mostram que o conhecimento e a informação influenciam significativamente a vida das pessoas. Diante disso verifica-se a importância de estimular o pensamento crítico e lógico dos estudantes, a fim de provocar mudanças que beneficiam as pessoas e a sociedade em que vivemos. Valores como cooperação e colaboração são fundamentais em nossa época e os Recursos Educacionais Abertos (REA) tem o potencial para produzir conhecimento e proporcionar a participação de todos os cidadãos na educação.

Objetivo:O objetivo deste projeto é a criação de um Recurso Educacional Aberto (REA) baseado na perspectiva da RRI (Responsible Research and Innovation), uma abordagem onde ciência e sociedade atuam em conjunto na busca, produção e disseminação do conhecimento científico.

Metodologia:A pesquisa teórica do projeto abordou pesquisas bibliográficas e artigos sobre REA e RRI, repositórios online e materiais digitais. A participação no grupo de estudo PRAPETEC e a apresentação de um resumo no evento Congresso Humanitas foram imprescindíveis para a aquisição de mais conhecimento e a troca de experiências com pessoas de diversas áreas impactaram positivamente para o progresso do projeto. Para o desenvolvimento do REA proposto foram utilizados conceitos de design tais como: funcionalidade, usabilidade, tipografia, cores, formas, legibilidade entre outros. Softwares de vetorização, diagramação, recursos digitais e objetos de aprendizagem também foram meios utilizados ao longo do desenvolvimento do projeto.

Resultados:Como resultados obteve-se a criação de um logotipo para a Rede Internacional de Pesquisa e Inovação Responsáveis e a criação e diagramação do livro digital como Recurso Educacional Aberto, ainda em fase de protótipo.

Conclusões:A experiência deste projeto trouxe perspectivas positivas sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos no meio digital, considerando as diversas potencialidades que as tecnologias oferecem eles podem ser utilizados como ferramenta de apoio para um ensino-aprendizagem de qualidade e favorecer a disseminação do conhecimento.

Palavras-chave: RRI. REA. Conhecimento. Educação.