O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS COMO FERRAMENTA DE APOIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

SANTANA, Suzane Apolinária de1; TORRES, Patricia Lupion2;

Introdução:O avanço das Tecnologias de Comunicação e Informação ocasionou um processo de globalização do conhecimento. As profundas mudanças que aconteceram no estilo de vida da sociedade moderna, exigem que as propostas pedagógicas se adequem e busquem novas linguagens e possibilidades para o ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente projeto resulta da pesquisa sobre o conceito de Recurso Educacional Aberto, um breve apanhado de sua história no Brasil e a problemática que envolve a escassez de Políticas Públicas Nacionais de incentivo à implementação desse conceito no país.

Objetivo:O projeto teve como objetivo desenvolver um Recurso Educacional Aberto que ao longo da pesquisa foi definido que seria de temática Indígena a fim de incentivar o conhecimento dessa cultura presente na história do Brasil desde os primórdios e que influencia constantemente nas tradições do país. O projeto propõe a criação de um material educacional que disponha de diferentes recursos paralelamente, compostos na forma escrita, audiovisual e oral a fim de ativar mais de um canal sensorial no processo de aprendizagem, contemplando assim, diferentes estilos de aprendizes.

Metodologia:Elaborado segundo a metodologia de design, contemplando os critérios de REA, no qual qualquer pessoa possui a liberdade de reusar, revisar, remixar e redistribuir, o foco do projeto é facilitar o acesso ao conhecimento de forma livre, lúdica e interativa, por meio do desenvolvimento de material de ensino e aprendizado que busca combinar diversas práticas pedagógicas. A metodologia de projeto utilizada foi pertinente ao desenvolvimento de projeto de design com complexidade gradual, considerando o processo criativo como fator de inovação e diferenciação. O processo criativo da metodologia foi viabilizado em seis passos: Investigação, Pesquisa, Exploração, Desenvolvimento, Realização e Avaliação (MOZOTA 2011, p.28 e 29).

Resultados:Após publicação de protótipo em ambiente digital o recurso criado foi submetido a avaliação. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário em formulário do Google. Os participantes colaboradores dessa pesquisa foram 14 (quatorze) estudantes de Mestrado e Doutorado do programa de pós-graduação em Educação da PUCPR.

Conclusões:Constatou-se, através dos resultados da avaliação, que o objetivo de desenvolver um Recurso Educacional Aberto que auxilie na prática pedagógico, foi alcançado, uma vez que os resultados revelaram que o material corresponde as exigências de REA e atende ao objetivo proposto.

Palavras-chave: Recurso Educacional Aberto. Práticas Pedagógicas. Livro Infantil.