AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E CRIAÇÃO DE INDICADORES PARA JOGO QUE VISA CONTRIBUIR COM A PREVENÇÃO DE DESASTRES NO LAR

SAMPAIO, RAFAEL DE CAMARGO 1; BITENCOURT, Rosimeire Sedrez 2;

Introdução:No Brasil, a principal causa de morte infantil por acidentes está relacionada aos acidentes domésticos como afogamentos, queimaduras, envenenamento e quedas. Esta pesquisa busca contribuir com a capacitação das crianças para a prevenção destes acidentes. A ideia é realizar esta capacitação de forma lúdica por meio de um jogo sério, ou serious game. Os Serious Games, são jogos com um intuito de passar alguma mensagem ou ideia, que possuem um tema sério, por isso o termo.

Objetivo:O objetivo principal deste projeto é avaliar o jogo desenvolvido assim como criar indicadores que permitam identificar o aprendizado das crianças.

Metodologia:Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada em uma escola de ensino fundamental da região de Curitiba. A pesquisa foi desenvolvida com as seguintes etapas: i) identificação do perfil dos usuários e dos requisitos; ii) descrição do conteúdo a ser avaliado; iii) aplicação de questionários pré e pós jogatina; iv) tabulação de dados e; vi) análise dos resultados.

Resultados:Após 10 minutos de jogatina, os resultados apontaram uma melhora de 22% em média no acerto de questões relacionados aos requisitos, sobre riscos e prevenções de possíveis situações que podem causar acidentes no lar. Na aplicação do primeiro questionário, há resultados claros de que em certos pontos os menores reconhecem os riscos de alguns locais da casa, mas em outros mal sabem os perigos. No segundo questionário, há um aumento da porcentagem de acertos, em alguns casos, de mais de 30%, que em comparação aos dados do formulário anterior, demonstrando que este Jogo Sério pode ser uma alternativa para a capacitação de crianças neste tema.

Conclusões:Conclui-se que o jogo desenvolvido contribuiu no aprendizado das crianças no tema prevenção de acidentes no lar. Sugere-se a continuidade deste estudo, ampliando a sua implantação em outras escolas públicas e privadas, além de aprofundar e desenvolver mais jogos sérios, os quais acredita-se terem o potencial de contribuir para a capacitação de menores não somente na área de desastres no lar.

Palavras-chave: Jogos Sérios. Acidentes no Lar. Defesa Civil.