SELEÇÃO E CULTIVO DE PLANTAS NATIVAS EM TELHADOS VERDES BIODIVERSOS

FILHO, Vagner Eliziario da Silva1; NOYA, Mariana Grassi2;

Resumo

Introdução:O aumento de áreas urbanas sem planejamento vem causando impactos negativos ao meio ambiente e à população. Diante disso telhados verdes podem ser uma solução viável para minimizar os impactos causados pela degradação de áreas verdes. Entretanto, o cultivo de vegetação adequada para esse sistema necessita de pesquisas para verificar espécies que se adaptem a realidade dos telhados e ao clima da região.

Objetivo:O objetivo deste trabalho foi selecionar Plantas Alimentícias Não convencionais (PANC"s) nativas para cultivo em protótipos de telhados verdes biodiversos, com a finalidade de verificar o seu estabelecimento e adaptação às condições climáticas da região de Curitiba.

Metodologia:Sendo assim foi realizado experimento em protótipos de telhados na região de Curitiba com o objetivo de selecionar Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) nativas para estabelecimento em telhados verdes. Os protótipos foram construídos para simular um telhado convencional e permaneceram em local aberto. Neles foram adicionadas as camadas necessárias para impermeabilização e substrato na altura de aproximadamente 10 cm de altura. Nesse substrato foram cultivadas capuchinha (Tropaeolum majus) e dente de leão (Taraxacum officinalis) para avaliar potencial de cobertura. Por se tratar de telhado verde biodiverso as plantas espontâneas foram mantidas.

Resultados:A partir da pesagem de matéria fresca e matéria seca foram obtidos os pesos de cada unidade experimental e com o resultado pode-se verificar que é possível o cultivo de capuchinhas em telhados verdes biodiversos. Porém, não se indica o transplante de dente de leão para os telhados e, sim, a propagação sexuada. Dessa forma, as plantas se adaptam melhor e podem promover a cobertura vegetal esperada, acima de 80%.

Conclusões:O dente-de-leão não se desenvolveu, pois o método de propagação foi realizado através de coleta de mudas, e posterior transplante, sendo o ideal o cultivo por meio de sementes. Já a capuchinha proporcionou cobertura vegetal acima de 80%, denotando uma espécie compatível com esse cultivo.

Palavras-chave:Telhado verde biodiverso. Plantas nativas. Panc"s.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador