TECNOLOGIA E CORRUPÇÃO PÚBLICA: POSSIBILIDADES E SOLUÇÕES

CASAGRANDE, Vinicius Gabriel Chiapetti1; GARCIA, Fluvio Cardinelle Oliveira2;

Resumo

Introdução:É notório que os atos de corrupção estão presentes em qualquer sociedade organizada, em diferentes níveis e escalas. Os meios ordinários de prevenção e repressão a tal ilícito, tais como o rigor das Leis, não se mostram satisfatoriamente efetivos a inibir a perpetração do injusto. Logo, evidente a necessidade de adoção de novas estratégias em seu combate. Neste sentido, trata-se da promoção da accountability como possível meio eficaz para a redução do fenômeno corruptivo, em especial a accountability social. Diante da popularização dos equipamentos eletrônicos e do acesso à rede mundial de computadores, o uso de soluções tecnológicas aparenta ser o mais adequado para a evolução da referida accountability.

Objetivo:A presente pesquisa possui como objetivo, portanto, a análise de quais são as tecnologias e de que maneira elas poderiam ser utilizadas como meio de potencializar o combate à corrupção pública e a accountability social, apontando, ainda, os benefícios que cada uma das tecnologias apontadas pode trazer. Ademais, pretende-se indicar as soluções tecnológicas apresentadas nos eventos Hackathons realizados no Brasil e em outros países, assim como seus reflexos na redução da corrupção.

Metodologia:O estudo se deu com base em método dedutivo, descritivo e explicativo, realizando-se pesquisas, leituras e análise dos materiais encontrados em obras da literatura, em artigos e portais da internet.

Resultados:Como resultados da pesquisa, destaca-se a constatação da importância da promoção da accountability social como meio de combate à corrupção, bem como o potencial que as soluções tecnológicas possuem para a promoção da referida accountability, principalmente as big data technologies e a blockchain technology que, com o auxílio da democratização do acesso a dispositivos informatizados e a internet, podem acarretar em um combate eficaz à corrupção pública.

Conclusões:Conclui-se que o fomento às soluções tecnológicas no combate à corrupção pública se mostra cada vez mais cogente, sendo de rigor sua ampla discussão e implementação.

Palavras-chave:Corrupção. Accountability Social. Tecnologia. Big data. Blockchain Technology.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador