TECNOLOGIA E CORRUPÇÃO PÚBLICA: PROJETOS

CASAGRANDE, Isabela Marina Chiapetti1; GARCIA, Fluvio Cardinelle Oliveira2;

Resumo

Introdução:A corrupção está presente em todas as sociedades, seja em maior ou menor proporção e é a maior responsável pela dificuldade de desenvolvimento social do mundo, gerando grandes dificuldades para as sociedades como um todo. Nota-se uma crescente e preocupante necessidade de se desenvolver tecnologias e métodos e fiscalizar e punir tais atos corruptivos, principalmente através da participação ativa dos cidadãos.

Objetivo:O presente projeto de pesquisa visa analisar os projetos tecnológicos desenvolvidos com o intuito de fornecer e cruzar informações a fim de possibilizar maior acesso e consequentemente maior fiscalização da corrupção no âmbito público. Visa também apresentar as dificuldades enfrentadas por tais projetos e os incentivos existentes no que tange o combate à corrupção.

Metodologia:O estudo foi realizado a partir da análise e descrição de dados e da utilização dos portais, plataformas e aplicativos disponíveis atualmente, tendo como finalidade verificar seu efetivo funcionamento e o atendimento ao que se destina.

Resultados:Foram levantados diversos meios de acesso, com as mais variadas formas e objetivos, que cumprem plenamente a função de levar a informação aos cidadãos e possibilitar a compreensão e a fiscalização. Em contraste a isso, existem também projetos descontinuados pela vasta falta de investimento nessa área, a qual depende quase que exclusivamente de doações. Além disso, foram levantadas informações acerca das recompensas e dos programas de incentivo voltados a fomentar o combate à corrupção, tanto através de denúncias diretas, como a partir da criação de tecnologias que auxiliam no controle social.

Conclusões:Por fim, ainda que possível notar diversas dificuldades é evidente o crescente interesse populacional na obtenção das informações obtidas através das plataformas, bem como um interesse geral em buscar essas informações, ante os retornos positivos que a fiscalização e o combate à corrupção geram a sociedade como um todo, desencadeando assim uma série de contribuições sejam elas públicas ou particulares.

Palavras-chave:Accountability. Corrupção. Tecnologias. Aplicativos. Projetos.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador