AVALIAÇÃO DOS MATERIAIS CERÂMICOS FABRICADOS UTILIZANDO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E PÓ DE TINTA

CAPELLAZZI, Carlos Augusto Montagnini1; KAMINARI, Nice Mika Sakamoto2;

Resumo

Introdução:Um dos grandes problemas atuais é a dificuldade no descarte de resíduos, independentemente de sua origem, podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Neste trabalho é apresentada uma maneira de diminuir os impactos ambientais e a vida causados pelos resíduos, sendo eles reutilizados para o desenvolvimento de materiais cerâmicos de alta performance e baixo custo, evitando o desperdício de resíduos com boas características químicas.

Objetivo:Produzir materiais cerâmicos utilizando lodo de estação de tratamento de água (ETA) combinando com outros resíduos, realizar as análises mecânicas, físico-químicas e outras conforme as normas, para que o mesmo possa ser utilizado na construção civil.

Metodologia:Utilizou-se o lodo de ETA, pó de tinta e o pó de mármore como matérias primas. Para o início do ensaio, foram definidas diferentes composições dos fatores das amostras e as temperaturas em que seriam posteriormente submetidas. Realizou-se, então, a produção dos corpos de prova, cada material foi pesado utilizando uma balança analítica e em seguida misturados com a quantidade de água determinada, até a mistura se tornar homogênea, para então ser colocada no molde metálico e comprimida em uma prensa axial. Logo após a desmoldagem, foram inseridas em uma estufa a 60°C durante 24 horas, e então tiveram suas medidas coletadas. Um forno que funciona a base de ciclos realizou a queima das amostras na temperatura desejada. As medidas foram novamente coletadas para a realização dos testes.

Resultados:A média de retração linear foi de 4,54% para as amostras que foram submetidas a 1000°C, classificadas como semi-porosas, e as de 800°C e 900°C apresentaram retração linear de 1,91% e 2,53%, respectivamente, classificadas como porosas. Recomendadas para a utilização em paredes.

Conclusões:Por fim, conclui-se que é possível reutilizar os resíduos apresentados para produzir materiais cerâmicos que possam ser utilizados na construção civil. A reutilização de resíduos é benéfica ao meio ambiente, e recomenda-se a continuação do estudo desse tema, para que seja possível a realização de benefícios mais significativos.

Palavras-chave: Cerâmica. Resíduos. Meio Ambiente. Lodo de ETA. Planejamento de experimento.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador