AVALIAÇÃO DO RESULTADO DO TRATAMENTO DE BAIXA ESTATURA COM HORMÔNIO DE CRESCIMENTO POR 4 ANOS OU MAIS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NASCIDOS PEQUENOS PARA IDADE GESTACIONAL (PIG) NO ESTADO DO PARANÁ

COSTA, João Henrique e Silva1; ZANONA, Izamary 3; PAROLIN, Salma Ali El Chab2;

Introdução:Dez por cento das crianças nascidas Pequenas para Idade Gestacional (PIG) não conseguem recuperar a sua estatura nos primeiros anos de vida. Esses pacientes podem se beneficiar de um tratamento com hormônio do crescimento recombinante humano (HCrH), visando ao término do tratamento atingir uma estatura condizente com seu alvo genético.

Objetivo:Avaliar a estatura final dos pacientes com baixa estatura e nascidos PIG após 4 anos ou mais de tratamento com hormônio do crescimento recombinante humano (HCrH).

Metodologia:Foram avaliados 97 pacientes com baixa estatura e PIGs cadastrados no Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR) e que terminaram o tratamento. Foram coletados os dados iniciais: sexo, peso e estatura, idade, idade óssea, estadio puberal, peso e estatura ao nascer, idade gestacional, previsão de estatura final, estatura alvo, velocidade de crescimento, dose de HCrH, pico de GH nos testes de estímulo e IGF1. Foram coletados os dados finais de estatura e calculados os desvios-padrão da estatura inicial e final. A análise dos dados foi realizada com auxílio do programa computacional SPSS v.22.0. As variáveis categóricas foram relatadas como valores absolutos e percentuais, e as variáveis contínuas como médias e desvios padrão (DP). Para comparação das médias foi utilizado o teste paramétrico T de Student. Os valores de p serão relatados em três dígitos e o nível de significância foi < 0,05.

Resultados:Dos 97 pacientes avaliados, observou-se um aumento de 1,18 no Z-score da estatura na amostra total (p=0,000), 1,03 (p=0,000) no sexo feminino e de 1,39 (p=0,000) no sexo masculino, o que corresponde a 5-6 cm em média na estatura final. A maioria dos pacientes atingiu seu alvo genético.

Conclusões:O tratamento com HCrH em crianças PIG mostrou bom resultado, com melhora no Z-score de estatura em relação ao início do tratamento, podendo ser recomendado com o objetivo de aumentar a estatura final nesta população no Estado do Paraná.

Palavras-chave:Pequeno para idade gestacional. Hormônio do crescimento. Baixa estatura

3. Colaborador