MAPEAMENTO DE MANCHAS DE INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA - PR

JORGE, Mellyssa Verneque Cordeiro de Moura1; MOURA, Edilberto Nunes de2;

Introdução:Tucci (2013) relata que o ser humano desde sua existência tem contato com as condições naturais do planeta, tanto no seu uso como na sua sobrevivência. No mesmo pensamento Oliveira (2010) afirma que com a evolução, a humanidade começou a utilizar os recursos hídricos com maior intensidade, tanto para o consumo e atividades como a agricultura, pecuária, indústria, beneficiando o desempenho econômico. No entanto, com a crescente ocupação antrópica realizada irregularmente sem planejamento apropriado onde fica próximo das margens do rio, sem levar em conta a preservação do meio ambiente, onde o fenômeno natural de enchente acontece ocorrendo desastres devido a intervenção irregular do homem.

Objetivo:O objetivo deste trabalho é estudar a bacia hidrográfica do Ribeirão Padilha para a criação do mapeamento de inundação no município de Curitiba – PR.

Metodologia:Os métodos utilizados para o presente trabalho foram o estudo dos artigos referentes ao tema, bem como análises realizadas por meio de mapas criados com uso do Software ArcGIS. Com isso, são abordadas informações geográficas a partir do Modelo Digital de Elevação de Curitiba, para a criação da mancha de inundação por meio de cotas, para a bacia hidrográfica do Ribeirão Padilha.

Resultados:Com os métodos empregados para a criação das manchas de inundação para a bacia hidrográfica do Ribeirão Padilha, foi possível realizar a criação da mancha de inundação definindo possíveis áreas inundáveis de acordo com a profundidade, para os três cenários.

Conclusões:O Sistema de Informação Geográfica (SIG) representa imagens de satélites que possuem uma alta resolução e precisão, onde é importante para a análise espacial para realizar mapeamentos, como o uso do Modelo Digital de Elevação no software ArcGIS.Para mapeamentos de risco é muito importante a precisão na criação das manchas de inundação, pois este levantamento de dados pode ser um recurso para o planejamento de intervenção nas cidades, onde se por algum meio esse mapeamento houver algum erro que não venha ser com a realidade, isso tornará irrelevante para a aplicação do processo de alerta e diminuição de desastres naturais.

Palavras-chave: Inundações. SIG. Desastres naturais.