CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS PARA SUBSIDIAR AS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ATIVA DESENVOLVIDAS NA PUCPR

PIANTINI, Bárbara Missel1; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos2;

Introdução:O contexto educacional contemporâneo do ensino superior é de transformação. A aprendizagem ativa, de extrema relevância neste cenário, traz uma mudança de postura docente e discente frente ao processo de ensino-aprendizagem, pautada no uso de metodologias ativas, muito relevantes para a formação crítica e reflexiva dos estudantes, bem como para um processo de aprendizagem significativa.

Objetivo:Levantar apontamentos das pesquisas científicas que possam subsidiar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da PUCPR, utilizando os princípios da aprendizagem ativa.

Metodologia:Para a realização do presente trabalho foram analisados 60 planos de ensino e 54 diários fornecidos pelos professores participantes do Projeto FINEP III utilizando o software de análise qualitativa ATLAS.ti. Para tanto, foi aplicada a técnica de codificação por ciclos. No primeiro ciclo de codificações realizou-se a exploração do material. Assim, em uma primeira etapa, foram criadas as codificações iniciais, de forma a categorizar as metodologias utilizadas nos planos e, nos diários, as metodologias e acontecimentos das aulas. Em uma segunda etapa das codificações de primeiro ciclo, os codigos passaram por uma reavaliação e especificação. Dessa forma, códigos previamente criados foram reescritos para que se adaptassem melhor ao software e possuíssem maior precisão para a análise dos dados obtidos. Subsequentemente, no segundo ciclo de codificação - destinado à uma análise mais profunda dos dados -, foram criadas redes (networks) com os códigos referentes aos desafios encontrados pelos docentes, os quais se dividiam em: dificuldades no encaminhamento das aulas e dificuldades em relação às metodologias ativas.Posteriormente, realizou-se uma consulta bibliográfica nas bases de dados Science Direct e EBSCO para a construção do aporte teórico para subsidiar a análise dos desafios encontrados pelos docentes.

Resultados:Os principais desafios em relação à aplicação das metodologias ativas relatados pelos professores nos diários se dividem em dois aspectos: específicos ao professor (o planejamento de aula e do tempo de aula, interferências externas e a compreensão das diretrizes propostas pelas metodologias ativas); e específicos ao estudante (engajamento na proposta da disciplina, realização de atividades prévias, bem como a resistência e adaptação dos estudantes ao novo método de ensino).

Conclusões:Para implementar as metodologias ativas de forma adequada e enfrentar os desafios que as acompanham, é fundamental que os professores compreendam, aspectos chave para o sucesso deste novo método de ensino, a importância de utilizar metodologias, estratégias e recursos benéficos para o aprendizado significativo, bem como fazer com que os estudantes entendam este novo método e sua utilidade.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Desafios. Aprendizagem ativa.