ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA NAS EMPRESAS DO PARANÁ

SANTOS, Dhiogo Proença Pedroso dos1; KATO, Heitor Takashi2;

Resumo

Introdução:Atualmente, o aumento e a intensidade da concorrência fazem com que as empresas tenham que sair da sua zona de conforto e busquem a descoberta de novos produtos e/ou serviços. A empresa tem que inovar, empreender em novas oportunidades e se diferenciar da concorrência, buscando sempre estar um passo à frente para adquirir vantagens competitivas, e dessa maneira chegar ao lucro. Nesse sentido, um construto tem despertado o interesse de pesquisadores e praticantes denominado Orientação Empreendedora (OE), que é uma diretriz estratégica que valoriza a busca proativa de oportunidades, se comprometendo a assumir determinado nível de risco. Quanto maior o nível de OE adotada por uma empresa, mais ela se torna capaz de inovar, de assumir riscos e de agir proativamente diante das demais empresas. A OE é composta por três dimensões: inovatividade, proatividade e assunção de riscos. A inovatividade se refere a capacidade da empresa em inovar, a proatividade se refere o quanto uma empresa se aventura no desconhecido para encontrar novos produtos ou mercados, e assunção de riscos que se refere em comprometer uma grande quantidade de recursos com uma possibilidade baixa de retornos altos.

Objetivo:O presente estudo tem como objetivo entender como a OE (orientação empreendedora) tem sido adotada pelas empresas situadas no estado do Paraná.

Metodologia:Realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, de caráter transversal único, com o uso de uma survey com 70 gestores.

Resultados:Os resultados indicam que as empresas de grande porte estão mais propensas em utilizar as três dimensões do construto em suas estratégias. Em relação a idade das empresas, aquelas que possuem mais de 26 anos de mercado possuem uma propensão maior de utilizar a OE. Por estes motivos se sugere futuras pesquisas considerando o porte, o desempenho e respondentes de outros cargos.

Conclusões:As empresas adotam a orientação empreendedora de acordo com o porte e idade conforme discutido neste estudo.

Palavras-chave: Competitividade. Orientação empreendedora. Inovatividade. Proatividade. Assunção de riscos.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador