ORIENTAÇÃO TECNOLÓGICA NAS EMPRESAS DO PARANÁ

SILVA, Thiago Alves dos Santos1; KATO, Heitor Takashi2;

Resumo

Introdução:Empresas que lançam mão de determinados tipos de orientações estratégicas apresentam resultados superiores, principalmente no lançamento de novos produtos, pois, conseguem identificar e corresponder melhor às necessidades e mudanças de perfil de comportamento dos clientes.

Objetivo:A partir deste estudo, busca-se compreender e descrever como empresas situadas no estado do Paraná adotam a orientação tecnológica, e consequentemente podem apresentar diferenciais, melhores resultados e desempenhos em relação ao mercado ao qual estão inseridas.

Metodologia:Realizou-se análises a partir de uma abordagem quantitativa-descritiva, de caráter transversal único, com a aplicação de survey com o uso de escalas já validadas, e em linha com estudos recentes sobre o tema. O questionário foi respondido online por gestores na plataforma Qualtrics. Quanto a distribuição, primeiramente realizou-se o envio do questionário via WhatsApp a uma rede de ‘network’, solicitando o auxílio e um breve espaço de tempo para as respostas, posteriormente realizou-se o envio do texto via LinkedIn para os mais de 5000 contatos disponíveis em rede online, sempre filtrando os contatos para que fossem pessoas que ocupavam cargos de gestão e atuassem em empresas do estado do Paraná. Ao final, obteve-se 83 questionários, dos quais 70 foram considerados válidos por terem sido respondidos completamente.

Resultados:Por fim, a partir da análise dos resultados obtidos, pode-se observar que, no âmbito geral, as empresas situadas no estado do Paraná fazem uso da orientação tecnológica, contudo houve alguma oscilação nos resultados conforme o porte ou a idade da empresa. Interessante notar que empresas mais jovens e menores afirmaram fazer uso intenso da orientação tecnológica, assim como empresas maiores e mais antigas. Contudo as empresas de porte médio e com idade entre 5 e 10 anos apresentaram uma tendência menor na utilização da OT.

Conclusões:Portando ao final deste estudo percebeu-se como positivo os resultados, visto que as empresas do Paraná, de uma forma geral, tem uma forte orientação tecnológica.

Palavras-chave: Competitividade. Orientação tecnológica. Novos produtos. Exploração de Oportunidades.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador