ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE CAFÉ NOS ESTADOS DO PARANÁ E SÃO PAULO ( 2010 -2016)
ROTHERT, Julia Klas1; KURESKI, Ricardo2;
Resumo
Introdução:A produção de café, reconhecida como um dos mais importantes segmentos entre as atividades econômicas brasileiras, foi responsável por uma boa parte da geração de divisas e da renda nacional no século XIX e em parte do século XX. Em termos de participação no mercado mundial, o Brasil é responsável pela maior parte das exportações de café. Em especial, o café participou substancialmente para o incremento econômico dos estados do Paraná e de São Paulo, visto que viabilizou o aumento da infraestrutura desses estados, com a construção de estradas de ferro e o povoamento do norte do estado do Paraná.
Objetivo:O objetivo deste trabalho é analisar a competitividade das exportações de café nos estados do Paraná e de São Paulo no período de 2010 a 2016.A base de dados é oriunda das informações das exportações e importações do estado de São Paulo e Paraná disponibilizadas pelo Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (ALICE), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Metodologia:Na base de dados foram empregadas as informações das exportações e importações do estado de São Paulo, do Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (ALICE), e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Para análise da competitividade das exportações de café foram empregados Índices de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR), que medem a tendência de internacionalização das economias nacional e regional
Resultados:O estado de São Paulo é o terceiro maior produtor nacional de café. O estado do Paraná ficou na sexta colocação. O principal produtor é o estado de Minas Gerais. Os resultados obtidos indicaram que ambos os estados, São Paulo e Paraná, apresentam desvantagem comparativa revelada para as exportações de café.
Conclusões:É necessário ampliar as pesquisas que envolvem diversos produtos do agronegócio, incluindo outros estados da Federação. A pesquisa pode envolver os impactos econômicos das exportações nas economias estaduais.
Palavras-chave: Agronegócio. Café. Índice de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR).
Legendas
1. Estudante
2. Orientador
2. Orientador