ASSOCIAÇÃO DE VARIÁVEIS CLÍNICAS E DO POLIMORFISMO RS2227538 DO GENE IL8 COM A PERDA DE IMPLANTES DENTAIS

TASSA, Gihani El1; TREVILATTO, Paula Critina 3; BROKER, Rita de Cassia2;

Resumo

Introdução:O número de implantes colocados está em ascensão e em contrapartida, as falhas de implantes também ocorrem. Diversos fatores devem ser analisados para sua instalação, entre eles a quantidade e qualidade óssea, história médica do paciente e condição periodontal. Uma osseointegração eficiente é essencial para que ocorra sucesso na técnica, principalmente em relação a resposta imuno inflamatória do indivíduo. Em razão de melhor esclarecer as dúvidas à respeito de por que em alguns pacientes acontece a falha dos implantes, sem que se tenha uma causa clínica para justificar, torna-se importante estudos de associação genética e clínica para elucidar a resposta referente ao insucesso de implantes dentários osseointegráveis.

Objetivo:Verificar a associação de variáveis clínicas e polimorfismos-chave (tag SNPs) no gene IL8 (rs2227538) com a perda de implantes dentais osseointegráveis.

Metodologia:Os pacientes da amostra estudada foram divididos em grupo estudo, composto por indivíduos que perderam pelo menos 1 implante antes da instalação da prótese dentária e grupo controle, composto por indivíduos que não perderam nenhum implante, estando em função por pelo menos 6 meses. Os grupos foram pareados por idade, gênero e tabagismo. Após a coleta das células epiteliais, foi realizado a extração do DNA e a purificação. Para a definição dos genótipos foi utilizada a técnica da PCR em tempo real. O valor de p<0,05 foi considerado para a análise estatística bivariada e multivariada.

Resultados:Os parâmetros clínicos apresentaram valores estatísticamente significantes com relação ao número de implantes instalados (p=0.012) , edentulismo (p=0.033), e profundidade de sondagem (p=0.015). Na análise genética não houve diferença estatisticamente significante associada com a perda de implantes.

Conclusões:Após a realização da análise multivariada, a quantidade de implantes instalados e edentulismo foram as variáveis que que se mantiveram associadas ao desfecho. Entretanto a variável genética rs2227538 do gene IL8 não apresentou associação com a perda de implantes dentários osseointegráveis.

Palavras-chave:Perda de implantes dentários. IL-8. Polimorfismo genético

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador