SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA NO ENSINO DO MAGISTÉRIO DA IGREJA

CRUZ, Maristela Aparecida Goularte1; SANCHES, Mario Antonio2;

Introdução:Os documentos do magistério da Igreja buscam esclarecer pais e educadores de adolescentes sobre a educação sexual. Pesquisa sobre a sexualidade envolvendo pais e catequistas demonstrou a relevância do assunto e o quanto precisa ser trabalhado.

Objetivo:O relacionamento entre Magistério da Igreja e pais com relação ao tema abordado se deve através da identificação dos documentos da Igreja em relação ao assunto como também no mapeamento da visão dos pais das crianças e adolescentes.

Metodologia:No decorrer dessa pesquisa optou-se por utilizar alguns dos documentos do Magistério da Igreja com relação ao assunto, bem como, outas literaturas semelhantes. Para fins comprobatórios, uma pesquisa de campo foi realizada. Desta, participaram cerca de 225 pais de crianças e adolescentes que participam da catequese, da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Pinhais, PR. Todos os dados obtidos através dessa pesquisa-ação, foram analisados através do software de analise estatística de dados, este criado pela IBM, da PUCPR. O instrumento de pesquisa foi entregue aos participantes de forma que eles pudessem entender os objetivos e métodos de pesquisas antes de realiza-la. Desse modo, o TCLE juntamente com o questionário da pesquisa eram depositados em duas urnas distintas, preenchidos ou não.

Resultados:A taxa indicativa de pais que mantêm uma conversa regular sobre sexualidade com seus filhos é de cerca de 50%, e os que conversam raramente sobre o assunto chega em torno de 40%. Os demais nunca falam ou não responderam sobre o assunto. Com relação se o tema da sexualidade deveria ser abordado na catequese, mais de 65% concordam que deveria ser um tema abordado regularmente pelas catequistas. Já o indicie de incentivo e aceitação do tema, responsabilidade de homens e mulheres em relação a sexualidade, debatido pelas catequistas se apresenta bastante elevado, chegando a mais de 90% da comunidade em questão abordada.

Conclusões:Os dados mostram que é preciso esclarecer aos pais que a educação sexual faz parte tanto da Igreja, neste caso a catequese, quanto deles mesmos.

Palavras-chave: Sexualidade. Igreja. Catequese.