A QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

AZEVEDO, Barbara Berthier de1; MARCHETTI, Renato Zancan2;

Introdução:Abordou-se a literatura da área de marketing a respeito do modelo SERVQUAL, baseado na qualidade percebida. Abrangendo a abordagem do consumo experiencial, com inúmeros estudos dedicados à compreensão dos aspectos experienciais do consumo de serviços e produtos. Buscou-se também explorar o construto da percepção da qualidade, o qual propõe-se nesta pesquisa sua visão sob o viés experiencial por meio de uma escala a ser denominada “qualidade da experiência”.

Objetivo:Nos objetivos, diante do tema, buscou-se responder a seguinte problemática de pesquisa: “Qual é o impacto da qualidade da experiência no valor e na satisfação do estudante do ensino superior?” Para responde-lo, o seguinte objetivo geral foi formado: “Estabelecer escala de qualidade da experiência e suas dimensões para o ensino superior. ”

Metodologia:Na sequência, para a realização da pesquisa, foram utilizadas ferramentas de busca de artigos e suas classificações, entre eles o Portal de Periódicos CAPES e Web of Science foram os principais meios. Para obter a classificação e o ranqueamento dos Journals, foram utilizadas a Plataforma Sucupira e o Scimago Journal and Country Rank. Foi aplicada a metodologia qualitativa e descritivas, auxiliando na compreensão e aprofundamento da temática. A metodologia utilizada foi a de entrevistas em profundidade com alunos da universidade afim de identificar a essência da qualidade da experiência que os alunos têm da mesma.

Resultados:Os entrevistados foram duas alunas e três alunos dos cursos de Odontologia, Arquitetura, Engenharia e Administração. Por fim, analisaram-se as entrevistas por meio da metodologia de análise de conteúdo, possibilitando inferir que as dimensões e itens da escala de qualidade da experiência.Desta forma, para suprir um dos objetivos específicos propõe-se as seguintes dimensões e seus respectivos itens para a qualidade da experiência: Qualidade de vida acadêmica Infraestrutura estética e qualidade do espaços Aspectos relacionais Qualidade holística do professor Atividades extracurriculares Qualidade do resultado esperado

Conclusões:Em conclusão, conforme abordado nos tópicos anteriores, os fatores citados pelos entrevistados são de extrema relevância para a pesquisa e devem ser explorados afim de melhorar a qualidade da experiência na universidade. Os profissionais ligados a instituição deveriam estar mais atentos as necessidades dos alunos enquanto humanos em geral. Deve haver a ciência de que os alunos não devem se tornar somente mais um número, mas sim desfrutar de uma experiência enriquecedora da qual podem extrair conhecimento, vivência e resultados profissionais positivos.

Palavras-chave:Iniciação científica. PUCPR. Qualidade da experiência. Ensino superior.