INTEGRAÇÃO DE QUATRO FONTES DE DADOS (SIM, SINAN, SINASC E REDE MÃE CURITIBA VALE A VIDA)

XIE, LAMONCITO 1; CARVALHO, Deborah Ribeiro 2;

Resumo

Introdução:São vários os sistemas de informação em saúde que permitem registrar dados para o monitoramento da saúde no Brasil. A partir do desenvolvimento destes sistemas, muitos avanços já foram implementados, porém ainda permanecem alguns desafios, como por exemplo a integração entre os diversos sistemas. Em princípio bases de dados como Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), quando não apresentam identificador de ligação, podem ser integradas adotando uma composição de algumas variáveis (matching cod), tais como o nome da mãe, data de nascimento da mãe, nome e data de nascimento do filho em questão.

Objetivo:Integrar dados das bases SIM e SINASC.

Metodologia:Inicialmente foram revisadas características de sistemas de informação em saúde, na sequencia foi pesquisado sobre quais seriam as estratégias disponíveis para a integração. Foi construída uma proposta de integração, avaliada a proposta sobre um conjunto reduzido de dados,

Resultados:A partir de busca na internet, bem como por meio de reuniões com os demais pesquisadores foi possível identificar a forma de alimentação de dados dos sistemas de saúde e seus principais desafios. Também foi possível compreender a complexidade envolvida no processo de integração entre as bases de dados e a consequência gerada dada a falta de qualidade na coleta. Foram propostos dois scripts para a integração das bases SIM e SINASC. O segundo script foi resultado da adequação identificada como necessária após a avaliação dos resultados de avaliação sobre o primeiro script proposto. A linguagem “R” foi adotada para a construção dos scripts.

Conclusões:Apesar de todos os esforços e a certeza de que a coleta de dados deve ser realizada com a máxima qualidade, ainda em 2019 se percebe que os dados oriundos dos sistemas de saúde apresentam fragilidades que prejudicam a sua efetiva utilização. Qualidade esta que pode prejudicar a qualidades das informações e padrões extraídos a partir dos dados.

Palavras-chave: Integração entre bases de dados. Qualidade dos dados. Sistemas de Informação em Saúde. Ferramenta “R”.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador