FALHAS DE MANEJO NA FASE DE ENGORDA DE TILÁPIAS E SUA RELAÇÃO COM A DISPARIDADE DE PESO FINAL

QUADROS, Danieli Dalbosco1; VALE, Julio Daniel do2;

Resumo

Introdução:O presente estudo realizado na região oeste do Paraná, considerado o polo agropecuário do estado, onde se concentram boa parte dos frigoríficos de abate e industrialização de pescados, busca subsidiar de informação o produtor em relação ao acompanhamento biométrico mensal do lote com o intuito de minimizar a disparidade de tamanho das tilápias. O manejo correto dos parâmetros físicos e químicos da água dos tanques de engorda é fundamental o bom desenvolvimento dos peixes.

Objetivo:Verificar as falhas desse manejo que resultam em disparidade de peso das tilápias no mesmo lote, utilizando-se biometria e análises da qualidade da água e suas possíveis correlações com a disparidade de peso.

Metodologia:Durante 5 meses (out/18 a fev/19) foram monitorados seis tanques em quatro pequenas propriedades. Para a biometria foram utilizadas amostragens com 50 indivíduos por tanque, que eram pesados e medidos individualmente. A disparidade de peso foi calculada utilizando-se o desvio padrão amostral de cada lote. Uma sonda multiparâmetros foi utilizada para mensurar: temperatura, pH, potencial de oxirredução, condutividade elétrica, resistência elétrica, sólidos totais dissolvidos, salinidade, oxigênio dissolvido e turbidez.

Resultados:Os resultados demonstraram forte correlação entre turbidez, sólidos totais dissolvidos e condutividade elétrica com a disparidade de tamanho das tilápias; Foi observada superlotação dos viveiros; O desvio padrão de peso aumentou a medida que os peixes cresceram; É possível que o comportamento de dominância nos tanques tenha interferido no desenvolvimento dos peixes submissos devido a competição por alimentos.

Conclusões:Conclui-se que a qualidade da água afeta diretamente o desenvolvimento dos peixes e a falta de manejo adequado deste ambiente, contribui para aumento da disparidade de peso e tamanho das tilápias. Visando um melhor resultado na produção das tilápias é essencial que o produtor tenha conhecimento sobre o correto manejo desta espécie e adquira os equipamentos básicos para controle da qualidade da água.

Palavras-chave:Piscicultura. Qualidade da água. Biometria. Parâmetros limnológicos

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador