PAVIMENTAÇÃO COM MATERIAIS PERMEÁVEIS PARA REDUÇÃO DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS EM AMBIENTE URBANO

MALAQUIAS, Flávia de Souza1; BERTOLINO, Alessandro2;

Resumo

Introdução:Diante dos problemas causados pelas chuvas e alagamentos em grandes centros urbanos, algumas soluções não convencionais vêm sendo consideradas para reduzir esses danos, uma delas são os pavimentos permeáveis. Essa alternativa tem o objetivo de diminuir o volume e a velocidade com que a água da chuva chega aos pontos críticos da cidade, evitando que as enchentes e alagamentos aconteçam.

Objetivo:O objetivo geral desta pesquisa é analisar a pavimentação com materiais permeáveis para redução do escoamento superficial de águas pluviais em ambiente urbano.

Metodologia:Para elaborar o presente trabalho foi realizado levantamento bibliográfico que pudessem comprovar a eficiência dos pavimentos permeáveis, foram identificadas estruturas urbanas que pudessem auxiliar na retenção do volume escoado, identificação dos materiais utilizados para a construção desses pavimentos, bem como as potencialidades e deficiências na sua aplicação, como a necessidade de instalar em locais que o solo tenha boa permeabilidade para aperfeiçoar o seu funcionamento. A presente pesquisa foi baseada em levantamento bibliográfico de autores que realizaram ensaios de laboratório nos materiais permeáveis para coleta de dados e apresentação dos resultados.

Resultados:Foi observado que os materiais permeáveis apresentam grande eficiência na redução do escoamento superficial e que a sua utilização em vias públicas pode trazer benefícios ao sistema de drenagem urbana, retardando a chegada da água da chuva a rios e lagos. Apesar de todas as vantagens apresentadas, é preciso seguir as normas de aplicação do pavimento, pois a sua eficiência depende dos critérios utilizados em sua instalação. Também é importante levar em conta que o presente trabalho analisou a utilização do material, apenas do ponto de vista operacional, não sendo considerada a viabilidade financeira da sua aplicação em comparação com os pavimentos tradicionais.

Conclusões:O pavimento permeável é uma alternativa viável na diminuição do escoamento superficial para os grandes centros. Porém, para ter um desempenho eficiente, seu dimensionamento deve ser feito de maneira responsável, considerando o histórico local de precipitações, a topografia do terreno, o controle dos materiais e seguir os requisitos mínimos exigidos em norma para obtenção dos resultados.

Palavras-chave:Drenagem Pluvial Urbana. Escoamento Superficial. Pavimentos Permeáveis.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador