PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º. E 2º. ANOS

GAMBÚS, Ana Letícia Marcolla1; MARTINS, Pura Lucia Oliver2;

Resumo

Introdução:Cada vez mais a formação pedagógica do professor em seus vários níveis e modalidades de ensino vem sendo alvo de estudos, discussões e pesquisas na formação docente nas universidades, entre os estudiosos da Educação e as escolas. Desde a década de 1980, Martins (1989) traz uma discussão sobre a importância dos estudos e sistematizações da prática pedagógica, e identificou a contradição entre a didática teórica e a didática prática. Assim, investigar a relação da prática pedagógica da Educação Básica com a formação docente no ambiente universitário se impõe como necessária e urgente. O pressuposto básico é que os professores do Ensino Fundamental produzem conhecimento durante as suas práticas e este deve ser acompanhado e sistematizado.

Objetivo:Captar e sistematizar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do 1º e 2º anos do ensino fundamental , seus problemas, suas iniciativas e sua base teórica tendo em vista a sua reformulação.

Metodologia:Para a realização desta pesquisa foi adotado um método de abordagem qualitativa de pesquisa, e utilizados com instrumentos para coleta de dados a observação participante, registro em diário de bordo e entrevista semiestruturada, questionário. A pesquisa foi realizada em uma escola particular confessional localizada na cidade de Curitiba,PR. Após sistematização e análise dos dados coletados, estes foram organizados nas categorias: Relação professor-escola, relação professor-conhecimento e prática pedagógica na perspectiva professor, aluno e conhecimento.

Resultados:O estudo revelou que: (i) na prática pedagógica dos professores do ensino fundamental I ainda há uma forte influência a concepção tradicional de ensino. Contudo há também indícios de uma concepção mais centrada no aprender a aprender da Escola Nova; (ii) o professor está inserido em uma organização escolar que pré-determina sua prática pedagógica numa perspectiva mais tecnicista de ensino, pautada no eixo da transmissão-assimilação de conteúdos(abordagem tradicional), que são previamente definidos por especialistas sem a participação do professor; (iii) isso provoca algumas iniciativas nos professores para tornarem o seu ensino mais dinâmico com atividades lúdicas de acordo com a idade das crianças.

Conclusões:A realização deste estudo foi uma oportunidade de vivenciar todo o processo da pesquisa, além de ter acesso à uma realidade escolar, num contexto diferente do qual vivencio. Isso possibilitou uma aprendizagem e reflexão sobre a prática pedagógica de forma a enriquecer a minha formação como estudante do curso de graduação em Pedagogia.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Didática teórica/Didática prática. Ensino Fundamental I. Concepções de educação.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador