PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 3º. E 4º. ANOS

CARVALHO, Mariana da Rocha1; MARTINS, Pura Lucia Oliver2;

Introdução:Este estudo é parte do projeto Interlocução da prática pedagógica da educação básica com a universidade no processo de formação docente vinculado ao grupo de pesquisa: Práxis Educativa: dimensões e processos, do PPGE da PUCPR. ” cujo objetivo geral é a sistematização de princípios orientadores para a prática docente, como expressão das relações sociais desse momento histórico, a partir das iniciativas dos profissionais da educação (professores, pedagogos, diretores, colaborados) de diversas instituições educativas , tendo em vista contribuir com a interlocução entre os cursos de formação de professores e a escola básica. Focaliza a prática pedagógica desenvolvida em escolas da educação básica e que vem sendo objeto de estudo em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Objetivo:Mediante revisão da literatura e observação da prática, captar e sistematizar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do 3º e 4º ano do ensino fundamental, seus problemas, iniciativas e base teórica, tendo em vista a sua reformulação.

Metodologia:O método de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação e conversas não estruturadas, além dos encontros com o grupo de pesquisa e revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal localizada na cidade de Curitiba, PR que oferece Educação de Jovens e Adultos - EJA. A sistematização e análise dos dados coletados resultaram na definição de três categorias de análise quais sejam: (i) relação professor-aluno,(ii) relação aluno-conteúdo, e (iii) relação com a prática pedagógica. Participaram da pesquisa professores e estudantes da EJA.

Resultados:O estudo revelou que: (i) a prática pedagógica dos professores do EJA é reflexiva e interpessoal; (ii) o educador repensa seu papel dentro da escola, percebendo a maneira que sua aula interfere fora do ambiente formal, não se limitando aos conteúdos propostos, mas percebendo a necessidade de cada aluno individualmente e coletivamente; (iii) o professor compreende as diferentes concepções de ensino e conduz a sua prática numa perspectiva da educação libertadora de Paulo Freire; (iv) os sujeitos dessa pesquisa é formada por um público especifico, portador de um saber da prática e exigem um cuidado e olhar diferenciado por parte do educador.

Conclusões:Em conclusão, pode-se dizer que a maneira como o professor encaminha sua metodologia é um importante diferencial no resultado de aprendizagem dos alunos. A motivação dos alunos é uma preocupação da professora como também o incentivo para a continuidade dos estudos. Por fim, destaco que minha imersão no campo de investigação me fez perceber a importância de um docente engajado no seu trabalho, que valorize a relação professor-aluno, aluno-conteúdo e reflete sobre sua prática pedagógica tendo em vista seus alunos e as relações estabelecidas por eles, buscando sempre preparar o sujeito para além da sala de aula.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Educação de Jovens e Adultos. Didática teórica/didática prática. Ensino Fundamental I.