INOVAÇÃO EM PRODUÇÃO TÊXTIL: RECICLAGEM DE TECIDO COM LÍQUIDO IÔNICO

SANTOS, Nataly Maria Pereira1; SENA, Taisa Vieira2;

Resumo

Introdução:O cenário atual de desenvolvimento envolve a relação de produção e consumo de moda, cada vez mais rápida, e as consequências na forma de lixo com destinos inconsequentes. O algodão e o poliéster aparecem como as bases deste processo e sua disposição final não encontra o tempo necessário para concluir seu ciclo de um jeito que não gere consequências nocivas ao planeta. Neste ponto, a reciclagem surge como uma suposta alternativa. Então, como pensá-la em um cenário, como o Brasil, onde as dificuldades com a disposição do lixo são ainda caóticos?

Objetivo:Como a reciclagem de tecidos entra como uma alternativa sustentável e como aplicá-la dentro do cenário brasileiro? A fim de construir alternativas dentro da problemática da disposição das peças de roupa, principalmente das que envolvem tecidos de algodão e poliéster, que este estudo entra como uma revisão do artigo Recycling textiles: the use of ionic liquids in the separation of cotton polyester blends.

Metodologia:Foram realizados testes de dissolução, em tecidos de malha de algodão e poliéster, com líquido iônico e DMSO, este utilizado neste artigo a fim de diminuir a viscosidade no processo. Para visualizar a eficácia da dissolução e comparar o algodão e o poliéster antes e após o processo, análises morfológicas e de infravermelho foram realizadas.

Resultados:O líquido iônico e o DMSO interagiram com o algodão do tecido, dissolvendo. Porém, mesmo com o uso do DMSO, a viscosidade do líquido iônico propiciou dificuldades na separação dos tecidos, o que sugeriu o teste de alguns métodos. Entretanto, mesmo com os testes de separação, os resultados das análises indicaram resquícios de uma não separação completa do processo.

Conclusões:Por fim, mesmo diante das dificuldades ao realizar os testes iniciais dentro do panorama brasileiro, possibilidades de desenvolvimento de reciclagem com o líquido iônico surgem e, ao propor um estudo mais profundo nos tópicos levantados, encaminham-se alternativas aplicáveis do método de dissolução.

Palavras-chave: Líquido iônico. Reciclagem têxtil. Algodão. Poliéster.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador