A LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: SUA MITOLOGIA NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CULTURAL DE POVOS DIVERSOS

OLIVEIRA, Aline Gabriela Arruda de1; THIEL, Janice Cristine2;

Resumo

Introdução:A presente pesquisa busca desenvolver a percepção de como diferentes etnias contribuem para e a literatura nacional com seu olhar sobre o mundo e o outro de forma diferenciada.

Objetivo:A presente pesquisa buscou analisar duas obras da literatura indígena a fim de verificar como se dá a construção das identidades dos nativos pela literatura, a qual envolve elementos da mitologia indígena presentes nos livros Como surgiu: mitos indígenas brasileiros (2011) e A Palavra do Grande Chefe: uma adaptação livre, poética e ilustrada do discurso do Chefe Seattle (2008), a primeira escrita por Daniel Munduruku e a segunda adaptada por ele com base em um texto da cultura indígena norte-americana. A pesquisa promove também uma maior percepção de como podemos desenvolver e aprimorar nosso letramento cultural pela leitura de textos indígenas.

Metodologia:O estudo foi fundamentado em leituras críticas de obras teóricas e literárias sobre elementos textuais indígenas, dirigido em encontros de orientação semanais. Em um primeiro momento, realizou-se a leitura de textos voltados para a construção da identidade indígena e de mitos que sustentam a visão de mundo de comunidades indígenas. Em um segundo momento, foram realizadas as leituras críticas e análises das obras literárias Como surgiu: mitos indígenas brasileiros, livro infantil escrito por Daniel Munduruku, e A Palavra do Grande Chefe: uma adaptação livre, poética e ilustrada do discurso do Chefe Seattle (2008), escrita por Daniel Munduruku e Maurício Negro.

Resultados:O estudo das obras indígenas amplia a percepção dos não índios das obras que compõem a literatura brasileira. Os livros estudados apresentam mitos e histórias narradas não só por palavras mas por imagens, híbridas em sua composição multimodal. As obras nativas promovem o letramento cultural, afinal, elas proporcionam novas percepções de construção narrativa e conhecimento cultural.

Conclusões:O estudo realizado permitiu perceber e valorizar a presença da voz indígena na literatura nacional, a complexidade dessa literatura e a contribuição da visão indígena promover o letramento cultural e literário.

Palavras-chave: Identidade. Letramento Cultural. Literatura Indígena.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador