O CONTEXTO DE PRODUÇÃO E AS IDENTIDADES CULTURAIS CONSTRUÍDAS PELA LITERATURA INDÍGENA HAUDENOSAUNEE

RAMALHO, Cassiano Gouvea1; THIEL, Janice Cristine2;

Resumo

Introdução:A pesquisa sobre o contexto de produção e as identidades construídas pela literatura indígena Haudenosaunee teve como objetivos analisar a obra Skywoman: Legends of the Iroquois (2010), de Joanne Shenandoah e Douglas M. George

Objetivo:Tivemos o objetivo de interpretar e analisar a localização cultural e histórica da literatura e o contexto de produção dos indígenas. Além disso, buscamos apresentar uma leitura dos elementos multimodais da obra e estudar seus significados e representações para a nação Haudenosaunee.

Metodologia:Os materiais utilizados, além da obra em questão, foram referenciais teóricos, artigos e livros físicos e disponíveis na internet sobre a temática estudada e sobre o contexto geral da pesquisa. O estudo consistiu na leitura e discussão dos textos em reuniões semanais, além da troca de informações entre os colegas envolvidos na pesquisa e orientados pela mesma professora.

Resultados:. Os principais resultados dessa pesquisa proporcionaram um amplo conhecimento e algumas descobertas sobre uma cultura até então pouco pesquisada no âmbito da graduação, além de levantar questões e discussões sobre a mitologia indígena e suas crenças no geral. Por meio da percepção da alteridade e diversidade culturais, foi possível reconhecer várias particularidades sobre variados grupos indígenas. O estudo promoveu uma importante adição na formação profissional no curso de Letras e a pesquisa abre margem para reflexões em outras áreas sobre o mesmo assunto. O objetivo do projeto alcançou sucesso na sua conclusão, pois foi possível identificar a localização cultural e contexto histórico e literário da obra estudada, que é um contexto que provem da sua mitologia e o ato de passar para as próximas gerações suas crenças.

Conclusões:Também é importante ressaltar a particularidade da literatura indígena, construída com multimodalidades e elementos simbólicos que tornam sua interpretação muito mais complexa. Portanto, o estudo da obra Skywoman: Legends of the Iroquois, da literatura indígena Haudenosaunee, promove uma percepção de sua identidade construída a partir de elementos simbólicos ancestrais, multimodais, relacionados à sustentabilidade cultural, bem como promove uma leitura com respeito e seriedade de uma cultura que coexiste com outras de visão ocidental.

Palavras-chave: Literatura Indígena. Identidade Cultural. Contexto de produção. Confederação Haudenosaunee.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador