SUBSTRATOS PARA TELHADOS VERDES BIODIVERSOS

TRIANOVSKI, Wellerson Luiz1; NOYA, Mariana Grassi2;

Resumo

Introdução:Com o crescimento das indústrias, houve a necessidade de aumentar a mão de obra. Devido a isso, as cidades foram crescendo rapidamente e desordenadamente, assim, a paisagem verde foi dando lugar a grandes aglomerados de construções. Uma alternativa para solucionar os problemas que essa situação trouxe é a implantação de telhados verdes. Para isso, é necessário estudar os substratos que podem ser utilizados, pois estes devem apresentar baixa necessidade de manutenção, boas características físicas e boa capacidade para retenção de água. É necessário também pesquisar sobre o clima da região, pois difere bastante, e há poucos estudos para ambientes subtropicais, como o sul do país. Sendo o Brasil o maior produtor mundial de cana de açúcar, o objetivo do experimento é avaliar a eficácia da utilização de bagaço de cana como substrato para telhado verde extensivo.

Objetivo:O objetivo do experimento foi avaliar a eficácia da utilização de bagaço de cana como substrato para telhado verde extensivo.

Metodologia:Durante um período de 15 dias, sementes de milho crioulo foram cultivadas em terra preta, para em seguida serem transplantadas aos dois protótipos construídos para simular a condição de telhado verde extensivo. Cada protótipo foi organizado em seis células e foram mantidos em ambiente aberto. O primeiro tratamento foi somente com bagaço de cana e, o segundo, foi preenchido com 60% de bagaço de 40% esterco bovino curtido.

Resultados:De acordo com as avaliações parciais e o resultado final, as células com bagaço de cana e esterco curtido proporcionaram à planta um maior crescimento e desenvolvimento vegetativo e uma maior emissão folhar, além de garantir maior sobrevivência. Apesar da pouca profundidade, o sistema radicular do milho conseguiu desenvolver-se bem, dando suporte e estruturas necessárias.

Conclusões:Pode-se concluir com o experimento, que o bagaço da cana de açúcar pode ser utilizado sim como substrato para telhado verde, pois possui nutrientes de lenta liberação, garantindo longa vida ao substrato. O milho apresentou uma boa estrutura e conseguiu se desenvolver normalmente, apresentando floração e frutificação inclusive.

Palavras-chave:Telhado verde. Bagaço de cana. Milho crioulo. Substrato alternativo.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador