DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL DO USUÁRIO PARA UM SISTEMA COMPUTACIONAL BASEADO NA CIF DE UMA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA

PAULA, Nathaly Skieika de1; SCHARAN, Karoleen Oswald2;

Introdução:Entender como as pessoas experienciam a saúde biológica e também a saúde vivida por meio de uma linguagem comum e uniformizada na área da saúde torna-se fundamental para registrar, estudar e comparar tais informações de funcionalidade complementando a descrição das condições de saúde registradas atualmente. Uma forma de tornar isso viável, foi a partir do desenvolvimento de um sistema de informação para registro de informações em saúde baseado em uma avaliação fisioterapeutica que contemple os componentes da CIF, Funções do corpo, Estrutura do corpo, Atividades e participação e Fatores ambientais. Uma maneira de viabilizar o uso de tal sistema é desenvolver um manual para os usuários com o intuito de facilitar o aprendizado do sistema.

Objetivo:Elaborar um manual aos usuários de um sistema de informação baseado na CIF para uma clínica escola de Fisioterapia.

Metodologia:Pesquisa de desenvolvimento de um manual ao usuário que foi realizada em Curitiba entre os meses de agosto de 2018 a julho de 2019. Primeiramente, realizou-se a instalação do sistema, em seguida foi realizada a construção de um estudo de caso contemplando todos os componentes da CIF que posteriormente seria inserido no sistema. Após, foram realizados printscreens para criar o manual autoexplicativo ao usuário.

Resultados:O sistema foi instalado no computador da pesquisadora e em seguida o estudo de caso com os componentes da CIF foi gerado a partir de um caso real seguindo as normas éticas de pesquisa utilizando um codinome. Esse, foi inserido no sistema que serviu de base para o desenvolvimento de um manual ao usuário de forma autoexplicativa que, por meio de boxes coloridas e flechas sinalizam como cada etapa do sistema funciona, e os locais com as informações necessárias que devem ser preenchidas.

Conclusões:Foi possível desenvolver um manual aos usuários de um sistema de informação baseado na CIF para uma clínica escola de Fisioterapia. O avanço da inserção de informações no modelo biopsicossocial em cenários da saúde irá se consolidando à medida que avanços sejam feitos tanto por parte do conhecimento profissional quanto de desenvolvimento de ferramentas que possam viabilizar o registro de tais informações.

Palavras-chave:Fisioterapia. Classificação Internacional de Funcionalidade. Incapacidade e Saúde. Sistema de Informação em Saúde. Manual