NOVA FORMA DE FORMAÇÃO CATEQUÉTICA NA AÇÃO PASTORAL E ESPIRITUAL NA IGREJA.

DIAS, Julio Cesar da Silva1; MIKUSZKA, Gelson Luiz2;

Introdução:Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma nova perspectiva pastoral e catequética elaborado em uma simples ideia de um novo modelo pastoral e catequético por meio da Escola da história de Harry Potter. Buscamos por tanto uma nova forma pedagógica e metodológica para trabalhar em um novo plano desenvolvedor. Para elaboração da pesquisa foram usadas obras especificas em que os autores apresentam as devidas crises a serem observadas na formação catequética e pastoral.

Objetivo:O projeto procura apresentar uma formação adequada por meio do espaço de serviço pastoral e espiritual na Igreja, desse modo o leigo aprenda a lidar com os valores comunitários e sociais.

Metodologia:Para isso, buscamos observar as devidas crises presente no processo pedagógico de formação de acordo com a visão de cada autor e as devidas soluções possíveis. Por meio da reflexão observada dentro de uma leitura hermenêutica do primeiro livro da história de Harry Potter, pegamos apenas o elemento da escola de sua história e trazer esses elementos ao contexto cristão para uma possível aplicação. A intenção dessa metodologia é despertar a curiosidade da fé para um serviço comunitário e missionário.

Resultados:Com base nos resultados que encontramos nas devidas obras pesquisadas, observamos que existem meios da educação, onde as pessoas devem preparar o planejamento de vida para proporcionar uma boa educação, mas que para isso, é necessário um ambiente bom e agradável para o aprendizado. Existe, portanto, um problema na pedagogia do ensino na catequese e o quanto isso torna um problema para a formação do leigo. Existem propostos caminhos da educação catequética, nas qualidades de vida, ético e moral.

Conclusões:Na história do Harry Potter, a escola de Hogwarts encontramos elementos que podem levar a um novo modelo pedagógico e formal para iniciação do centro de formação catequético e pastoral, promovendo as ações evangelizadora na comunidade e obter o conhecimento diante da igreja.

Palavras-chave:Pedagogia. Catequese. Educação. Atualização