(RE)CONSTRUÇÃO SOCIAL DE UMA OCUPAÇÃO CELEBRIDADE.

KARPINSKI, Andressa Espindola1; WEBER, Tiziana Brenner B. 3; MACIEL, Cristiano de Oliveira2;

Introdução:A ocupação Chef de cozinha mostra-se ir além de alimentos e culinária. Com a descoberta do fogo, abrindo espaço para a mudança dos alimentos e construção de novos, lança-se o desafio ao Chef de cozinha de autenticidade e inovação. Criação de pratos novos, com sabores e uma boa apresentação fazem essa ocupação ir muito além da simples alimentação como forma de saciar a fome e a tornam uma forma de arte. O presente artigo aborda a temática da ocupação celebridade chef de cozinha e apresenta sua propagação através dos anos. Discorre sobre os principais fatores que influenciaram o início dessa ocupação, sua história e principais significados.

Objetivo:Analisar o modo pelo qual a mídia tem (re)construído a ocupação chef de cozinha, causando sua significação e ressignificação.

Metodologia:A pesquisa ocorreu por meio de duas etapas principais, a primeira de coleta de materiais no site Folha de São Paulo e a segunda análise dos mesmos, verificando através dos anos pesquisados os principais assuntos abordados nas reportagens coletas, por meio de palavras chaves com maior índice de repetição. O veículo de comunicação escolhido para a realização da pesquisa está entre os pioneiros no Brasil a dedicar um espaço voltado somente para cobrir o tema gastronomia, com o caderno Comida.

Resultados:Na coleta de dados, foi possível notar nos primeiros anos da pesquisa pouca aparição de artigos que fizessem menção a esta ocupação, aumentando sua aparição através dos anos. Ainda foi notável a aparição do Chef de Cozinha em papéis televisivos, sendo estes representados por chefs ou não, como em novelas com tais personagens como protagonistas ou em programas voltados a culinária.

Conclusões:A ocupação Chef de Cozinha é vista pela mídia de diversas maneiras, em alguns casos o Chef de cozinha é considerado um artista, seus pratos são suas obras. Em outros, ele é uma celebridade, renomado, do qual é notado o prazer das pessoas em comerem seus pratos apenas pelo fato de serem seus. Ainda existe a visão de que Chef de Cozinha é uma ocupação fácil, mais tida como um hobby do que verdadeiramente um ofício.

Palavras-chave:Construção social. Ocupação. Mundos sociais. Chef de cozinha. Pesquisa qualitativa.

3. Colaborador