(RE)CONSTRUÇÃO SOCIAL DE UMA OCUPAÇÃO INFAME.

BROGINI, Mateus Nunes1; WEBER, Tiziana Brenner B. 3; MACIEL, Cristiano de Oliveira2;

Resumo

Introdução:A constituição simbólica de uma ocupação afeta não só o mercado de trabalho, mas também a educação, religião e a ciência. Esse processo acontece de forma específica devido a colisão dos diferentes mundos sociais que estigmatizam a ocupação em estado de infâmia, ou seja, rotulando de forma negativa.

Objetivo:O objetivo foi examinar a reconstrução de uma ocupação infame, sendo selecionada a de Prostituta. Buscamos informações em livros e na mídia sobre o assunto abordado de como as pessoas que possuem tal ocupação são vistas pela sociedade, sendo assim com grande importância de como tal ocupação é compreendia e resiste aos julgamentos pressupostos pela sociedade.

Metodologia:Na primeira etapa do trabalho foi feita uma revisão sobre a literatura do tema abordado realizada com base em artigos e livros e conteúdos existentes na mídia. Após a revisão deu se início da coleta de dados, onde pesquisou-se no site da Folha de São Paulo, procurando pela palavra-chave “Prostituta”.

Resultados:Foram coletados 4741 artigos para a análise qualitativa dos dados dos anos de 1992 até 2018 sendo montados arquivos Word e Excel e feito a separação por titulo, seção, ano e link. Após a coleta foram selecionadas palavras de natureza positiva que são elas amor, família, mãe, vida, de natureza Pejorativa selecionada a palavra guerra, morte, violência, prisão e também selecionamos palavras que causam uma romantização social que trazem uma perspectiva de sucesso para tais palavras como ator/atriz, cinema, cultura, filmes e luxo.

Conclusões:Podemos perceber como ao passar dos anos a sociedade evolui e as profissões sendo de caráter infame ou não evoluem juntamente no processo, percebe-se o ganho de visibilidade gerada pela mídia para informar a sociedade dos problemas da ocupação, vendo um esclarecimento do mercado dos prazeres que tem um grande espaço dentro da sociedade desde o inicio da humanidade até a atualidade.

Palavras-chave:Reconstrução social. Ocupação. Mundos sociais. Prostituição. Pesquisa qualitativa.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador