A ILUSTRAÇÃO DE MODA E SEU IMPACTO NO MEIOACADÊMICO E PROFISSIONAL (1)

MACAGNAN, Mariana Sobiray1; CATAPAM, Leandro Tadeu2;

Introdução:A presença marcante do elemento gráfico ilustração no design de moda é primeiramente associada à arte e ao design gráfico editorial, contudo observa-se que uma ampliação dessa noção é necessária ao fortalecimento desse segmento. Para Andrea (2016), o século XXI trouxe consigo um conjunto de acontecimentos e atitudes simultâneas e sobrepostas que facilitaram o desenvolvimento de uma ilustração de moda singular, materializada com métodos artesanais ou digitais, livre e flexível para receber influências de áreas diversas.

Objetivo:Mas em meio a esse emaranhado de referências e influências, muitas vezes é de difícil percepção, sobretudo ao estudante de design de moda, qual é o papel desempenhado pela ilustração dentro de seu escopo de conhecimento. Dessa forma, o presente estudo visa delimitar o âmbito da ilustração no segmento da moda, suas funcionalidades e características, e serve de apoio aos interessados em desenvolver-se nessa área por meio de um conhecimento mais aprofundado da mesma.

Metodologia:Por meio da pesquisa bibliográfica, foi descrito um breve histórico da ilustração, sua presença no design de moda e as diferenças entre o desenho e a ilustração; essa última parte gerou um quadro síntese das principais características de cada um. Para analisar o contexto real do uso da ilustração, foram entrevistados seis profissionais ligados à ilustração e que atuam em Curitiba, PR, assim como quinze alunos de design de moda da PUC-PR de três períodos diferentes do curso.

Resultados:A comparação das respostas obtidas nos dois questionários revelou que ainda existe muita incerteza por parte dos alunos nessa atividade e as respostas dadas pelos profissionais trouxeram uma opinião bem desenvolvida sobre cada ponto abordado, revelando a necessidade de fortalecimento das bases conceituais e práticas da técnica.

Conclusões:Isso evidenciou que a ilustração é um assunto que precisa se desprender de outras áreas para que possa ser estudada pelo que ela realmente representa e pela sua real função como ferramenta dentro do design.

Palavras-chave: Design. Moda. Ilustração. Expressão.