O IMPERIALISMO ROMANO NO 1O SÉCULO: A PAX ROMANA COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO

GOMES, Marise1; ROSSI, Luiz Alexandre Solano2;

Resumo

Introdução:Um dos instrumentos de dominação do império romano era a Pax Romana, que como conceito ideológico favorecia seus interesses, subjugando o povo através da alta cobrança de impostos e força bélica. Em contra partida o Evangelho de João (14,27) deixa explicita uma saudação de Jesus conflitando com a proposta do imperialismo: “Deixo-vos a paz, minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá”, esta proposta não configura a definição de ausência de conflito ou fim de um estado de guerra, mas dupla significação: ontológica e escatológica.

Objetivo:Relacionar a saudação de Jesus presente em João 14,27 e a Pax Romana adotada pelo Império, contextualizando duas realidades do ponto de vista ético e de linguagem.

Metodologia:O projeto de pesquisa trabalhará especificamente com o método histórico crítico, seu ponto de partida é o texto de João 14,27, estabelecendo uma análise comparativa entre a Pax Romana e a Paz proposta por Jesus.

Resultados:A ação do Império Romano sobre a Palestina resultou em uma dominação implacável, sendo que o povo não se manteve resignado resultando em manifestos e movimentos em busca da liberdade, cerceada pelo jugo imperial acobertado pelo véu da ideologia denominada de Pax Romana, que como o nome sugere era a paz para o império, pois o real significado da palavra paz para o povo judeu estava longe de ser vislumbrada. Shalôm tinha um significado maior.

Conclusões:Viver a paz, para o povo da Palestina era diferente do proposto pelo Império Romano, a paz estava nas tribos de Israel, estava nas leis mosaicas, estava nas promessas de Deus. Para João e para os cristãos a identidade de Deus, está em Jesus e nas palavras professadas no versículo vinte e sete do capítulo quatorze, o qual aponta o imperialismo à luz destas palavras dando margem a avaliação de condutas e atitudes da época, que se inserem na contemporaneidade principalmente referente à população em estado de vulnerabilidade social.

Palavras-chave: Pax Romana. Jesus. João (14,27). Imperialismo Romano.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador