ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TIPOS DE TERMINAIS APLICADO AO CAMPUS CURITIBA DA PUC-PR

MACEDO, Bianca Lemes1; OSTEN, Fabiana Bartalini Von Der2;

Introdução:A melhora da mobilidade urbana hoje é um tema muito discutido na sociedade, a nível nacional, Curitiba - PR é uma cidade vanguardista para esse tema, especialmente no que diz respeito a transporte público, como estações tubo, canaletas para ônibus e os famosos biarticulados, já que terminais de transporte público são cruciais para determinação da qualidade do mesmo.

Objetivo:O estudo procurou por analisar formatos e tamanhos de possíveis terminais urbanos para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), estudando a situação de mobilidade em que a universidade se encontra e a necessidade de sua implantação.

Metodologia:A metodologia foi baseada na análise do estudo de Polo Gerador de Tráfego, PGT, realizado pela empresa Ecotécnica encomendado pela PUCPR, com os dados desse estudo e baseado no Manual de Implantação de Terminais de Passageiros do DNER, foram disponibilizados três possíveis opções de terminais que atenderiam a demanda da Universidade, junto com suas respectivas áreas.

Resultados:Conforme os estudos levantados na etapa de Métodos, um terminal para atender a PUCPR teria de ser no mínimo de médio porte, tendo uma área mínima de aproximadamente de 10 mil m², isso considerando que seriam atendidas todas as linhas que passam dentro de 500 metros de distância do empreendimento estudado. Analisando os dados do PGT com os obtidos atualmente, observou-se divergência considerável dentre os valores, podendo obter um outro dimensionamento ao atualizar os dados.

Conclusões:Os benefícios com a existência de um terminal, seriam maior segurança entorno do campus, diminuindo os assaltos e dando maior comodidade para a comunidade acadêmica e moradores. A viabilidade da construção do terminal universitário dependerá das prioridades dos órgãos responsáveis, pois caso o objetivo seja a diminuição e melhora do trânsito no entorno da PUCPR não há necessidade da implantação do terminal, já quando é analisada a melhora da qualidade do transporte para a comunidade, este se torna necessário.

Palavras-chave:Terminail. PGT. Urbano. Universidade. PUCPR