DIAGNÓSTICO HISTOLÓGICO E FATORES DE RISCO DA COLITE MICROSCÓPICA: UMA REVISÃO NARRATIVA INTEGRATIVA

DIAS, Isabela de Aguiar Magri1; IVANO, Flavio Heuta2;

Introdução:A Colite Microscópica é uma doença inflamatória intestinal, que se apresenta como causa de 10 a 20% das diarreias crônicas, com grande impacto na qualidade de vida do paciente. Apesar de ter prevalência semelhante a doenças como Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn, ela é pouco conhecida pela comunidade médica e são escassos os estudos na população brasileira sobre este tema.

Objetivo:Avaliação das alterações histológicas de biópsias de pacientes com diarreia crônica e que apresentaram colonoscopia macroscopicamente normal, além de fazer uma análise dos fatores de risco a ela relacionados.

Metodologia:Este trabalho é uma revisão integrativa narrativa da literatura nacional e internacional sobre o tema proposto, com seleção de estudos encontrados nas bases de dados PubMed e BVS com os descritores “microscopic colitis” and “anatomy and histology” and “pathology”. Foram incluídos os artigos publicados de 2009 a 2019, em inglês, português ou espanhol, realizados em humanos, com sua versão completa disponível, resultando em um n=62.

Resultados:Dentre os artigos escolhidos analisados, foi encontrado que o diagnóstico estabelecido pela literatura das formas clássicas de Colite Microscópica acontece quando são encontradas as seguintes características: mais que 20 linfócitos intraepiteliais a cada 100 células epiteliais para Colite Linfocítica e faixa de colágeno subepitelial maior que 10 µm, para Colite Colagenosa. Estes achados devem estar associados a inflamação crônica na lâmina própria e no epitélio, e alguns artigos também consideram o achado de criptite. Os fatores de risco mais estudados foi Síndrome do Intestino Irritável, correspondendo a 32% dos fatores citados, seguido por inibidores da bomba de prótons e Doença Celíaca, em 23%.

Conclusões:Na revisão foram analisados os principais artigos encontrados sobre o tema, estabelecendo as alterações histológicas presentes na doença, bem como as definidoras de diagnóstico, além dos principais fatores de risco associados. Mais estudos são necessários para demonstrar a relação da população brasileira e latina em geral, com a Colite Microscópica.

Palavras-chave:Colite Microscópica. Histologia. Biópsia. Fatores de Risco