AVALIAÇÃO APEX ID, CANALPRO E O ROOT ZX II NA DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE TRABALHO

ALMEIDA, Jordano Quearis de1; CARNEIRO, Everdan2;

Resumo

Introdução:A determinação do comprimento de trabalho (CT) é uma das etapas mais importantes para o sucesso de toda terapêutica endodôntica. O melhor prognóstico para o tratamento de canais radiculares é uma instrumentação adequada e uma obturação homogênea nos limites da constrição apical, contudo, isso depende da precisão na determinação do CT. Os localizadores apicais eletrônicos (LAEs) têm evoluído bastante e atualmente são muitos os aparelhos que estão disponíveis no mercado e ajudam no estabelecimento do CT.

Objetivo:O objetivo deste estudo foi avaliar três diferentes localizadores foraminais: Apex ID (SybronEndo, USA), CanalPro Apex Locator (Coltene WhaleDent, Suíça) e o Root Zx II (J Morita, Japão) na determinação do comprimento de trabalho (CT) em pré-molares humanos, estudo ex vivo.

Metodologia:Trinta pré-molares unirradiculares inferiores foram selecionados. O acesso endodôntico e o preparo do terço cervical foram realizados. O Comprimento Real do Dente (CRD) foi mensurado. Os dentes foram colocados em uma plataforma de treinamento endodôntico (ProTrain, Simit Dental Mantova, Italy) em que as raízes são imersas em um recipiente preenchido com um meio de condução. Para cada dente foram testados dois diferentes meios de condução, um gel eletro condutor e alginato, e três diferentes localizadores apicais eletrônicos (LAE): Apex ID (SybronEndo; Gendora, CA, EUA), CanalPro Apex Locator (Coltene-Endo; Cuyahoga Falls, OH, EUA) e o Root ZX II (J. Morita; Tokyo, Japão). As medidas eletrônicas foram obtidas no APEX e no 0.5 de cada LAE. Foi calculado a diferença entre o Comprimento Real (CR) e as leituras eletrônicas. Os dados foram estatisticamente analisados a um nível de significância de 5%.

Resultados:Dentre os LAEs, o Root Zx II revelou resultados similares independentemente do tipo de meio de condução utilizado no grupo 0,5. O Gel tende a apresentar medidas superestimadas quando comparado com o meio alginato, independente do LAE usado.

Conclusões:Os três localizadores apicais usados neste estudo foram precisos na determinaçao do comprimento de trabalho. As radiografias periapicais apresentaram valores próximos aos dos LAEs, independente da vista analisada.

Palavras-chave:Endodontia. Localizadores apicais eletrônicos. Comprimento de trabalho. Root ZX II.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador