DONS CARISMÁTICOS E DONS HIERÁRQUICOS NA PERSPECTIVA DO DIÁLOGO CATÓLICO-PENTECOSTAL

ALVES, Cristiane Santos1; MACANEIRO, Marcial2;

Resumo

Introdução:Na concepção da Igreja-comunhão integram-se os dons hierárquicos e os dons carismáticos, dádivas do mesmo Espírito Santo ao Corpo de Cristo. Assim se mostra a Igreja como realidade complexa, ao mesmo tempo institucional-ministerial e carismática-espiritual. Esta peculiaridade dá-se de forma dialética, não sem tensões, pela incessante busca de equilíbrio entre os elementos hierárquicos e carismáticos, de modo a preservar a unidade da Igreja, simultaneamente Corpo de Cristo e Templo do Espírito. Neste sentido, estão implicadas as manifestações de carismas, bem como o discernimento sobre seu exercício da parte dos Pastores.

Objetivo:O objetivo deste estudo foi analisar a caracterização e a interação entre dons hierárquicos e dons carismáticos na Igreja-Comunhão, e assim pontuar as ênfases eclesiológicas pentecostais e católicas presentes à argumentação e avaliar de que modo previne-se a respeito do reducionismo na Eclesiologia a partir do Documento VI do Diálogo Internacional Católico-Pentecostal.

Metodologia:A metodologia utilizada partiu da análise teológica do mencionado Documento VI, com consulta e seleção de fontes segundo o recorte temático, na interface de Pneumatologia e Eclesiologia. Para tanto, se fez uso de Autores de referência e de documentos do Magistério.

Resultados:Os resultados indicam que a relação de dons hierárquicos e dons carismáticos discutida no Documento VI tem teor ecumênico, pois destina-se á edificação da Igreja e ao testemunho do evangelho no cenário católico-pentecostal. Não é possível falar de dons hierárquicos e dons carismáticos sem mencionar a participação fecunda e ordenada dos carismas à comunhão da Igreja; na perspectiva católica, esses carismas se integram à vida eclesial mediante discernimento e pastorado dos Bispos.

Conclusões:A pesquisa abordou o avivamento desses dons no contexto das Igrejas católica e pentecostal, com base na teologia e na experiência eclesial. Na base dos argumentos, está a compreensão de que dons carismáticos e dons hierárquicos são coessenciais à constituição e missão da Igreja, que realiza-se como comunhão.

Palavras-chave: Dons carismáticos. Dons hierárquicos. Comunhão. Ecumenismo.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador