ESTRATÉGIAS DE CONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS SÓLEO, GASTROCNÊMIO MEDIAL E LATERAL DURANTE O PROCESSO DE FADIGA

SANTOS, Gian Marco Rechetelo dos1; SCHEEREN, Eduardo Mendonca2;

Resumo

Introdução:O equilíbrio postural é mantido por múltiplas contrações musculares, sendo comprometido quando os músculos estão fadigados. Estudos sobre o efeito da fadiga muscular em tarefas posturais, não levaram em consideração que os músculos sóleo (SO) e gastrocnêmio medial (GM) e lateral (GL) são diferentes na composição de fibras, e que isso altera a intensidade para fadigá-los.

Objetivo:O objetivo geral deste projeto foi investigar as estratégias de contração dos músculos GM, GL e SO durante o processo de indução à fadiga, em posição ortostática. Por meio dos objetivos específicos.

Metodologia:(Comitê de Ética PUCPR 2.409.358) Nove participantes (18 a 40 anos) passaram pelo processo de fadiga, por meio de um equipamento com interface entre células de carga e software de biofeedback, desenvolvido para manter a isometria de flexão plantar a 40% da contração voluntária máxima até o participante ser incapaz de sustentar a força. A atividade elétrica dos músculos foi obtida usando um eletromiógrafo (EMG system), com uma taxa de amostragem de 2 kHz. O sinal foi filtrado com um filtro passa banda de 20 a 500 Hz, butterworth, de 3ª ordem. Foi adotada uma divisão do sinal em três janelas de 1 s: (a) Inicial (primeiros 1000 ms); (b) medial (1000 ms de centro equidistante); e (c) final (últimos 1000 ms). Para cada janela, foi calculado o valor root mean square (RMS) e median frequency (MF) do sinal. Foram utilizados os testes Shapiro-Wilk e ANOVA de duas vias para medidas repetidas.

Resultados:Para valores do RMS, não foi encontrado diferenças significativas (p>0,05). Entretanto, a MF demonstrou-se sensível ao protocolo de indução à fadiga, sendo significativo para o GM esquerdo (p<0,05).

Conclusões:Durante intensidades submáximas, não ocorre aumento no recrutamento de unidades motoras, entretanto é possível identificar uma modificação neuromuscular pela diminuição da frequência de potenciais de ação, acometendo principalmente o GM esquerdo, responsável pelo controle do equilíbrio.

Palavras-chave:fadiga. neuromuscular. equilíbrio postural. eletromiografia

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador