ASSOCIAÇÃO DE VARIÁVEIS CLÍNICAS E DO POLIMORFISMO RS2227543 DO GENE IL8 COM A PERDA DE IMPLANTES DENTAIS

OKUMOTO, Victor Kooiti1; TREVILATTO, Paula Cristina2;

Resumo

Introdução:A implantodontia busca a reabilitação oral de pacientes com única ou múltiplas perdas dentárias, restabelecendo o sistema estomatognático. O sucesso do implante depende da osseointegração, que é a conexão direta entre o implante e o osso através de um processo de remodelação óssea sobre a superfície do implante. Apesar de pouco frequente, a perda de implantes é uma possibilidade, tornando-se considerável pela alta procura desta técnica. Estudos são realizados para melhor entender as falhas de implantes dentários, os fatores clínicos e aqueles relacionados à resposta do hospedeiro podem auxiliar nesta compreensão.

Objetivo:O objetivo desse estudo foi verificar a associação de variáveis clínicas e o polimorfismo (tag SNP) do gene IL8 (rs2227543) com a perda de implantes dentais osseointegráveis.

Metodologia:A amostra do estudo é formada por 244 pacientes e estão divididos em dois grupos: Grupo controle – 163 indivíduos que não perderam nenhum implante, estando em função por pelo menos 6 meses; e Grupo de estudo – 81 indivíduos que perderam pelo menos um implante. Posteriormente à coleta e purificação do DNA, os genótipos foram determinados através da técnica da PCR em tempo real. Para a análise estatística bivariada e multivariada, valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significantes.

Resultados:As variáveis idade, gênero e tabagismo não mostraram diferenças estatisticamente significantes (p>0,05). História médica e odontológica não mostraram associação com a perda de implantes. Edentulismo (p=0,033), número de implantes instalados (p=0,012) e profundidade de sondagem (p=0,015) apresentaram associação com a perda de implantes. As demais variáveis do status periodontal não apresentaram associação com a falha dos implantes.

Conclusões:Não houve associação estatisticamente significante entre a perda de implantes e o polimorfismo rs2227543 do gene IL8. A quantidade de implantes instalados e edentulismo mantiveram-se associados à perda de implantes dentários mesmo após a análise estatística multivariada. Porém, o fator genético não foi associado com o desfecho.

Palavras-chave:perdas de implantes dentais osseointegráveis. IL-8. polimorfismos genéticos

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador