LEVANTAMENTO ICONOGRÁFICO DA PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA EXECUTADA – EDIFÍCIOS COMERCIAIS DE ROBERTO LUIZ GANDOLFI

RIBEIRO, Samuel Rosa1; LACERDA, Ana Cristina da Silva de2;

Introdução:Roberto Luiz Gandolfi, arquiteto paulista nascido em 1936 e radicado em Curitiba desde 1964, formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie em 1961, contribuiu significativamente para a consolidação da arquitetura moderna paranaense com sua profícua produção arquitetônica assim como na prática docente, que exerce até hoje, desde 1967, na formação de gerações de arquitetos paranaenses. Mudou-se para Curitiba em 1964, onde deu início a sua significativa produção arquitetônica que veio a contribuir para a consolidação da identidade da arquitetura Moderna do Paraná. Algumas de suas obras são exemplares referenciais da Arquitetura Moderna brasileira.

Objetivo:O objetivo da pesquisa se deu em investigar e compreender a produção do arquiteto no Paraná, dentre o período de 1960 a 1980, período este que a arquitetura brasileira passava por uma franca mudança, ficando demarcada pela consolidação da arquitetura brutalista no país, da qual a produção de Gandolfi faz parte.

Metodologia:Através de revisões bibliográficas e pesquisas documentais se estabeleceu então a análise de dois edifícios comerciais produzidos neste período, que expressam de forma contundente a produção deste arquiteto por comporem uma tipologia de maior liberdade espacial e de expressão, sendo estes a Galeria Ritz, projetado em 1971 e o Instituto Graefe, projetado em 1971.

Resultados:A análises destas demonstrou sobretudo um conjunto de estratégias compositivas, que disciplinam as resoluções formais e funcionais das obras, que acrescidas de elementos recorrentes em sua linguagem, delineiam uma identidade única a qual o arquiteto imprimiu em suas obras. Buscou-se ainda criar um acervo iconográfico destas obras, afim de permitir a manutenção do conhecimento destas que veem se perdendo ao longo do tempo com as mudanças urbanas.

Conclusões:A análise das obras aponta para uma complexa linha de pensamento formal, estrutural e de solução de ambientes, que mesmo sendo de usos diferentes foi possível identificar semelhanças. Por fim buscou-se ainda criar um acervo iconográfico das obras, possibilitando a manutenção e somatória de conhecimento. Assim este acervo compõe importante material de estudo para a compreensão da produção arquitetônica moderna paranaense.

Palavras-chave:Arquitetura moderna. Roberto Gandolfi. Curitiba