LEVANTAMENTO ICONOGRÁFICO DA PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA EXECUTADA – EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS DE ROBERTO LUIZ GANDOLFI

PIRES, Richard Apolinário Viana1; LACERDA, Ana Cristina da Silva de2;

Introdução:Nascido em 04 de outubro de 1936 na cidade de São Paulo, o arquiteto Roberto Luís Gandolfi, formou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1961. Mudou-se para Curitiba em 1964, onde deu início a sua significativa produção arquitetônica que veio a contribuir para a consolidação da identidade da arquitetura Moderna do Paraná e mais especificamente na cidade de Curitiba. Algumas de suas obras são exemplares referenciais da Arquitetura Moderna brasileira.

Objetivo:O objetivo da pesquisa se deu em investigar e compreender a produção do arquiteto no Paraná, dentre o período de 1960 a 1980, período este que a arquitetura brasileira passava por uma franca mudança, ficando demarcada pela consolidação da arquitetura brutalista no país, da qual a produção de Gandolfi faz parte.

Metodologia:Através de revisões bibliográficas, levantamentos e pesquisas documentais se estabeleceu então a análise de duas obras institucionais produzidas e executadas neste mesmo período, que expressam de forma contundente a produção deste arquiteto por comporem uma tipologia de maior liberdade espacial e de expressão, sendo estas o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, projetado em 1972 e o Centro de Criatividade de Curitiba, em 1973.

Resultados:As análises destas demonstraram sobretudo um conjunto de estratégias compositivas, que disciplinam as resoluções formais, funcionais e estruturais das obras, que acrescidas de elementos recorrentes em sua linguagem, delineiam uma identidade única a qual o arquiteto imprimi em suas obras. Buscou-se ainda criar um acervo iconográfico destas obras, afim de permitir a manutenção do conhecimento destas que veem se perdendo ao longo do tempo com as mudanças e evoluções urbanas.

Conclusões:A pesquisa atingiu seu objetivo de contribuição para a história, registrando a análise de duas obras relevantes do arquiteto, demonstrando que a produção do arquiteto possui uma expressão brutalista diferenciada da produzida pela escola modernista de São Paulo neste mesmo período.

Palavras-chave:Arquitetura Moderna. Paraná. Brutalismo