ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO DO POLIMORFISMO RS2227543 DO GENE IL8 COM A DOENÇA RENAL CRÔNICA

GOMES, Juliana Feldhaus1; TREVILATTO, Paula Cristina2;

Introdução:A Doença Renal Crônica (DRC) é uma condição complexa, na qual fatores ambientais e genéticos estão envolvidos. Tem sido sugerido que polimorfismos, alterações na sequência do DNA em determinadas regiões do cromossomo (loci), em genes de citocinas, podem alterar a expressão do gene ou aumentar a produção da proteína ajudando na compreensão da etiologia da doença. A investigação de SNPs do gene IL8 torna-se interessante, uma vez que esses polimorfismos podem atuar como biomarcadores de prognóstico para a DRC.

Objetivo:O objetivo desse trabalho é investigar a associação do polimorfismo rs2227543 do gene IL8 com a doença renal crônica.

Metodologia:Seleção da AmostraEste é um estudo observacional caso-controle e inclui uma amostra de 242 indivíduos, da região sul do Brasil de ambos os gêneros, previamente selecionados na Fundação Pró-Renal de Curitiba (PRO-RENAL) e na Clínica de Graduação e Especialização em Periodontia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no período de agosto de 2004 a abril de 2008. Esses indivíduos foram divididos em dois grupos: 1) grupo caso, apresentando 120 pacientes com DRC em estágio 5, em hemodiálise (HD) e 2) grupo controle, com 122 indivíduos sem DRC (taxa de filtração glomerular > 90 ml/min, estimada de acordo com a fórmula MDRD, do inglês Modification of Diet Renal Disease). Todos os indivíduos assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam a questionários contendo a história odontológica e médica. Este estudo teve protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR (CAAE 25141813.4.0000.0020). Número do parecer: 554.900. Data da relatoria: 12/03/2014.Coleta e purificação do DNA O DNA foi coletado a partir de uma solução de glicose 3% com posterior raspagem da mucosa bucal. A extração do DNA foi feita a partir das células epiteliais bucais e purificado com uma solução de acetato de amônio 10 M e EDTA 1 mM.Seleção dos marcadores Foram selecionados 2 tag SNPs para genotipagem do IL8 (rs2227538, rs2227543) suficientes para fazer a cobertura completa do gene. O tag SNP (rs2227543) foi genotipado pela técnica de PCR em tempo real com o uso da tecnologia TaqMan™Genotyping Master Mix (Applied Biosystems 7500 Real-Time PCR System).

Resultados:A amostra foi composta por 242 indivíduos, de ambos os gêneros, dividida em 122 indivíduos incluídos no grupo caso (pacientes com DRC estágio 5, em hemodiálise) e 120 no grupo controle (pacientes sem DRC). A média de idade para o grupo caso foi de 49,74±12,83 e para o grupo controle foi de 39,93±9,51. As variáveis idade mais alta (p=0,000), gênero masculino (p=0,000) foram associadas à DRC na população estudada. A variável etnia não apresentou diferença significativa entre os grupos.Não foi observada diferença entre os grupos para a análise genotípica.Os nossos resultados concordam com esse perfil de risco para a DRC, uma vez que os pacientes do grupo caso (pacientes com DRC) apresentaram a maior média de idade quando comparados ao grupo controle. Além disso, 66.4% dos indivíduos do grupo caso são gênero masculino.

Conclusões:Não houve associação do polimorfismo no gene da IL-8 com a DRC.

Palavras-chave:polimorfismos genéticos. gene da IL-8. doença renal crônica