IMPACTO DA SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES

COSTENARO, Fernanda1; MOYSÉS, Simone Tetu 3; MOYSES, Samuel Jorge2;

Resumo

Introdução:O adequado diagnóstico da condição da saúde bucal da gestante é importante para a qualidade do cuidado nesta fase da vida da mulher. Reconhecer a relação entre a saúde bucal e a qualidade de vida permite qualificar a atenção e promover a saúde de gestantes.

Objetivo:Avaliar o impacto da condição e saúde bucal na qualidade de vida de gestantes.

Metodologia:Estudo quantitativo, observacional, transversal vinculado ao estudo COOSMIC - Coorte de Saúde Materno-Infantil de Curitiba, realizado com gestantes atendidas na Unidade de Saúde Mãe Curitibana. Foi utilizada a base de dados do estudo piloto realizado em 2018, com 26 gestantes, com idade acima de 16 anos. Foram analisadas informações sobre o perfil socioeconômico (idade, cor da pele, idade gestacional, educação, renda domiciliar), impacto da condição de saúde bucal na qualidade de vida (OHIP-14), além da condição de saúde bucal (alterações estomatológicas, índice periodontal comunitário (CPI), perda de inserção periodontal (PIP), índice CPO-D (dentes cariados, perdidos e restaurados), dor na boca e dentes desde que engravidou). Foram conduzidas estatísticas descritivas de distribuição de frequências, associações entre variáveis (teste do Qui-Quadrado), além de estimadas as razões de prevalência para estratos com e sem impacto sobre a qualidade de vida.

Resultados:Este estudo demonstrou alta prevalência de alterações bucais e impacto na qualidade de vida de gestantes em Curitiba. Maior impacto da condição de saúde bucal foi relatado nas dimensões relacionadas ao desconforto psicológico e incapacidade física. A dor na boca e dentes durante a gestação demonstrou estar associada ao impacto negativo na qualidade de vida das gestantes.

Conclusões:Estes resultados demonstram a importância da garantia e acesso ao cuidado odontológico qualificado e resolutivo a este grupo populacional, evitando o sofrimento causado pela dor e impacto negativo sobre sua qualidade de vida. Considerar a análise de dimensões clínicas e subjetivas, na identificação de determinantes e vulnerabilidades na condição de saúde bucal, qualifica o cuidado voltado para a promoção da saúde de gestantes e de seus filhos no futuro.

Palavras-chave: Gestante. Saúde bucal. Qualidade de vida.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador