IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO ENGLISH SEMESTER DA PUCPR

BRANCO, Lara Giovanna1; MORAES, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de2;

Introdução:Este relatório faz parte da pesquisa A Internacionalização das Instituições de Ensino Superior e o EMI: O English Semester na PUCPR.

Objetivo:O principal objetivo deste trabalho é investigar a identidade profissional dos professores voluntários da pesquisa. A pesquisa foi realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Metodologia:A metodologia usada é de abordagem qualitativa e quantitativa e contou com a participação de 22 professores que tem em média de 31 a 60 anos. Os dados tiveram origem do questionário de identificação, o qual tem 26 questões, envolvendo perguntas sobre idade, formação acadêmica, área de formação, cursos profissionalizantes, motivos que levaram o envolvimento com o programa, relação do docente com a língua inglesa e os métodos de ensino utilizados. Este questionário foi elaborado de forma online e aplicado desta mesma forma, contou como suporte o Google Forms

Resultados:Destaca-se como resultado os motivos que levaram os docentes a participarem do English Semester, o primeiro destacado foi que o programa agrega ao currículo profissional, em seguida os docentes consideram que é uma boa forma de praticar a língua inglesa e que o English Semester é uma maneira de contribuir para a internalização da instituição. O segundo destacado são as razões que fizeram o se tornar professor, sendo: a maioria afirmou que se tornaram professores por tinham aptidão pela profissão, em seguida o mercado de trabalho foi mais pontuado e por último, os professores consideram que ser professor é um bom ramo. O terceiro dado levantado refere-se ao nível de inglês de cada professor, a maior parte dos docentes consideram-se avançados, em seguida há uma maior classificação de pré-avançado e por último, intermediário. O último resultado é sobre os métodos de ensino utilizados em sala de aula, os dados alcançados foram: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, trabalho em grupo, a aprendizagem baseada em problemas e por último, estudo de caso.

Conclusões:Por fim, nota-se que é necessário entender a identidade profissional do professor que participa do English Semester, buscando conhecer a trajetória do docente e razões que o levaram a estar no programa.

Palavras-chave: PUCPR. Professor. Identidade Profissional. English Semester.