A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK DO ALUNO PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION.

BRAGA, Nathalia Skafi1; MORAES, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de2;

Introdução:Este relatório faz parte da pesquisa A Internacionalização das Instituições de Ensino Superior e o EMI: O English Semester na PUCPR.

Objetivo:O trabalho foca na percepção do aluno do English Semester (ES) em relação as metodologias e condutas realizadas pelo professor em sala de aula e a importância do feedback estudantil.

Metodologia:Toda a pesquisa teve seu objeto de estudo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), usando uma metodologia qualitativa e quantitativa, a participação de seis disciplinas do ES foi necessária para contar com o total de 17 alunos respondentes. Os dados vieram do questionário denominado Student Feedback, contendo 26 questões que abordavam o perfil do aluno, conduta do professor pela perspectiva do aluno e metodologias utilizadas em sala de aula, visando o ângulo estudantil. Este questionário foi elaborado na plataforma online Google Forms.

Resultados:Como resultado principal, pode-se observar a relação entre a conduta performada pelo professor e as metodologias escolhidas para sua sala de aula. O professor que estimula o pensamento crítico e mostra entusiasmo durante as aulas, é o mesmo professor que está utilizando metodologias ativas e trazendo novas informações para os alunos. O que beneficiaria o professor ao receber o feedback estudantil é o novo olhar sobre suas práticas, havendo uma terceira pessoa para repassar essas críticas construtivas, o docente tem a chance de refletir e aprimorar sua docência. Muitos alunos relataram a falta de conteúdos atualizados e contemporâneos, que abordem temas atuais e presentes na sua futura prática profissional. A percepção de mudança talvez não consiga chegar aos olhos dos que já estão lecionando faz tempo sem um meio de comunicação entre as partes.

Conclusões:Finalmente, é notável a necessidade dessa ferramenta de retorno para o aprimoramento profissional de qualquer docente, tendo em vista também a importância do feedback para essa nova modalidade presente no campus da PUCPR.

Palavras-chave: EMI. Feedback. Formação de Professores. Perspectiva Estudantil. PUCPR.