PADRÕES DE INCIDÊNCIA DE DENGUE E VARIÁVEIS AMBIENTAIS: PREVISÃO DE MORBIDADE NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL

GEHRING, Guilherme Fraga1; SOUZA, Fabio Teodoro de2;

Resumo

Introdução:O atual trabalho busca elucidar os padrões de incidência de dengue na cidade de Cascavel, Paraná. Dados epidemiológicos de notificações de casos de dengue e informações meteorológicas foram preparados para análises estatísticas e análise de dados. Técnicas de mineração de dados foram utilizadas para prever com alta acurácia a incidência de dengue para até três meses futuros. Além disto, estas técnicas fornecem assistência teórica para que autoridades locais possam preparar-se contra surtos e possam aplicar os escassos recursos públicos de maneira mais efetiva.

Objetivo:Empregar uma metodologia de análise estatística e de dados de notificação da doença para a formulação de regras de associação com a utilização de informações epidemiológicos de pacientes com suspeita de dengue e registros geográficos de uma cidade.

Metodologia:Foram utilizados dados epidemiológicos de 8.394 pacientes registrados dentro do Sistema de Notificação Obrigatória de Doenças e Agravos com suspeita de dengue dentro do período de 2012-2016 na cidade de Cascavel, Paraná. Foram incluídos registros meteorológicos mensais do Sistema Meteorológico do Paraná deste mesmo período, inseridas localidades geográficas municipais de interesse (como lagos e unidades de tratamento de água) e empregados testes estatísticos de análise multivariada e regras de classificação.

Resultados:Foram utilizados 2 métodos estatísticos e 2 métodos de análise de dados: k-means, linear correlation, factor analysis e dendrograma para avaliar a relação das notificações de dengue com as distâncias entre os bairros e aspectos geográficos considerados importantes para o desenvolvimento da doença. Além disso, foram utilizados variáveis categóricas para determinar correlações ambiente-doença-cidade. Relações espaciais entre os bairros e a doença foram demonstradas.

Conclusões:O presente projeto apresentou um método com alta eficácia que correlacionou aspectos geográficos da cidade com as notificações de dengue para a cidade de Cascavel, Paraná. Essa abordagem fornece uma ferramenta de auxílio para o governo e autoridades de saúde na implementação de políticas públicas e possíveis melhorias na saúde da população local.

Palavras-chave: Mineração de Dados. Dengue. Arboviroses. Saúde Pública. Associação.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador