PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO DE EXTRAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DE UM PRODUTO A PARTIR DO QFD

CAMARGO, Victória Romaguera Silva1; LEITE, Athon Francisco Curi Staben de Moura 3; SZEJKA, Anderson Luis2;

Introdução:A competitividade industrial atual faz com que empresas desenvolvam novos métodos para auxiliar no processo de desenvolvimento de produto, para assim se manterem competitivas no mercado. Este projeto de pesquisa visa explicar o desenvolvimento de uma ferramenta para extração e formalização do conhecimento a partir do desmembramento da função qualidade (QFD).

Objetivo:O objetivo geral é criar uma ferramenta que extraia e estruture informações para a concepção e manufatura de produtos oriundos de diversos domínios do conhecimento a partir do QFD utilizando uma abordagem ontológica.

Metodologia:Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada uma abordagem qualitativa devido à complexidade das informações a serem analisadas. Foi seguido um procedimento técnico de revisão de literatura sobre os temas processo de desenvolvimento de produto, engenharia simultânea, desmembramento da função qualidade e sobre ontologias. A partir da revisão de literatura, um caso experimental foi estudado seguindo a elaboração de um modelo automatizado de QFD, de um método de formalização do QFD em uma abordagem ontológica e por fim, a aplicação desta ferramenta no processo de desenvolvimento de um UPS trifásico online de 20kVA de uma empresa de produtos eletrônicos.

Resultados:A partir dos estudos realizados para a revisão de literatura, foi elaborada a estrutura de uma ontologia em um software de planilhas, relacionada diretamente com o QFD, e exportada no formato .xml, esta capaz de ser lida e manipulada no sistema Protégé. Empregando esta ferramenta, é possível reduzir o tempo de desenvolvimento de um novo produto, promovendo a troca de informações sem equívocos. Um resultado desta pesquisa foi a submissão de um artigo para o 14º Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente.

Conclusões:Com a elaboração da ferramenta, conclui-se que o objetivo do projeto de pesquisa foi alcançado, sendo possível, além do auxílio no processo de tomada de decisões, contribuir para a redução de custos, aumento da qualidade do produto e da satisfação do cliente, aspectos extremamente relevantes para a competitividade atual.

Palavras-chave: QFD. Ontologia. Processo de Desenvolvimento de Produto. Interoperabilidade Semântica.

3. Colaborador