CONCEPÇÃO DA ADESÃO DE USO DE INSTRUMENTO TECNOLÓGICO TERAPÊUTICO

OLIVEIRA, Mariana Chagas de1; ROCHA, Priscila Silva 3; SCHEEREN, Eduardo Mendonca2;

Resumo

Introdução:A adesão ao tratamento é essencial para o sucesso terapêutico das pessoas idosas. Um dos grandes fatores que prejudicam uma vida senescente para os idosos é a falta de apoio familiar, isolamento social e questões fisiológicas que impossibilitam o idoso de praticar, até mesmo, atividades cotidianas. A adesão ao tratamento prescrito é essencial para o sucesso terapêutico das pessoas idosas e componente importante da atenção à saúde. Entende-se adesão como uma “ação iniciada pela própria pessoa para promover o bem-estar, a recuperação e a reabilitação, seguindo as orientações sem se desviar e estando devotada a um quadro de ações ou comportamentos.” Junto à um regime terapêutico, como a utilização de medicamentos sempre orientada por um profissional, a situação do paciente pode melhorar devido aos cuidados que este indivíduo teve em relação ao tratamento.

Objetivo:Analisar a concepção da adesão de uso da pessoa idosa a instrumento tecnológico terapêutico

Metodologia:Foram levantados artigos nas plataformas de busca SciElo, Lilacs, PubMed, ScienceDirect e Springer, utilizando os descritores: “idoso”, “envelhecimento”, “adesão terapêutica”, sendo assim analisados sob aspecto de conceituação, índice de adesão, biopsicossocial e variáveis de não adesão de uso do idoso a instrumento terapêutico.

Resultados:Como resultado, foi encontrado na literatura 23 artigos condizente com a proposta do estudo, sendo sete artigos na língua inglesa, com o ano de busca entre 2008 e 2018, onde foi identificado fatores biopsicossociais, o conceito de adesão e principalmente aspectos que causam a adesão e não adesão na população idosa. A polimedicação também interfere nos tratamentos, baixando drasticamente o nível de adesão. Nota-se que a família tem um papel importante, promovendo o cuidado pelo idoso e, se bem manejado, a auto dependência da pessoa idosa.

Conclusões:Podemos concluir, até o memento, que com o avançar da idade e o nível de dependência do idoso a adesão é menor, onde fatores como poli farmácia e questões socioeconômicas são as que mais assolam a adesão na população idosa.

Palavras-chave:Idoso. Envelhecimento. Adesão terapêutica

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador