CRESCIMENTO INICIAL DE PLANTAS DA FAMÍLIA MYRTACEAE JUSS. PARA PRODUÇÃO DE FRUTAS SILVESTRES EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO COM DIFERENTES SISTEMATIZAÇÕES DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA

NEVES, Isabella da Cruz1; SOUZA, Pablo Georgio de2;

Resumo

Introdução:A agroecologia é um modelo que abrange diferentes formas de sistematização no quesito produtividade e, destarte, por incluir o termo Ecologia, o modo tem por objetivo ser socialmente justo e economicamente viável. O Sistema agroflorestal (SAF) é uma forma antiga de cultivar, tendo como finalidade o cultivo simultâneo de inúmeras espécies para a produção de alimentos e matéria prima. Assim, o presente artigo tecerá um estudo em que utiliza o conceito para uma produção responsável das plantas pertencentes a família das Myrtaceaes juss. Esta família possui um grande potencial econômico por ser uma família rica em diversidade de plantas frutíferas, com potencia para produção de produtos florestais não madeireiros

Objetivo:Avaliar as técnicas de implantação de cultivos florestais de espécies frutíferas da família Myrtaceae Juss, simultaneamente a produção de alimentos em diferentes sistematizações.

Metodologia:A implantação ocorreu em uma área localizada na da PUC-PR, denominada Fazenda Gralha Azul- FEGA. Este experimento foi disposto em blocos ao acaso no qual cada parcela possuía 900m², onde cada bloco possui quatro tratamentos no qual mudou-se a forma de integração entre as espécies. Para atestar a qualidade foram realizadas quatro repetições. As análises feitas têm como pretensão avaliar a sobrevivência, altura e diâmetro do colo de cada planta.

Resultados:Com a comparação das medias realizadas pelo teste de Tukey aplicado a cada tratamento, para os dados da altura observou–se que apenas um tratamento (T1) obteve resultado diferente e superior dos outros estatisticamente. Quando realizado o mesmo teste para as avaliações do diâmetro do colo de cada indivíduo, dois tratamentos (T1, T4) se mostraram diferentes dos demais.

Conclusões:As myrtaceaes possuem grande potencial para plantio dentro do sistema agroflorestal, constatou-se que o consórcio entre as formas de implantação diferentes como o plantio de modo agrupado, apresentou resultados superiores no desenvolvimento de indivíduos desta família em especial das plantas do gênero Psidium sp.

Palavras-chave:Myrtaceaes. Sistemas integrados de produção. Agrofloresta.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador