MULTIVARIABLE CONTROL WITH MULTIOBJECTIVE EVOLUTIONARY TECHNIQUES

VALE, Matheus Felipe dos Santos do1; MEZA, Gilberto Reynoso2;

Resumo

Introdução:Um processo constitui um conjunto de ações necessárias para chegar ao fim desejado. Para que esse processo ocorra de forma automática se faz necessário um controlador. Esse seria responsável pelos cálculos dos inputs, execução do mesmo, coleta de dados ao final do processo. E por fim, realizar o retorno da informação, esse processo é denominado feedback, e para que haja esse retorno a malha de controle deve ser fechada. Neste trabalho o foco de pesquisa está em controle de processos multivariáveis, no qual a um conflito na performance das saídas. Devido a isso se faz uso da otimização multiobjectivo para atender à exigência da malha fechada. Na qual será utilizada um controlador PID, de amplo uso nas indústrias.

Objetivo:O objetivo do trabalho consiste na utilização de técnicas evolutivas multi-objetivo para ajuste de controlador multi-variável, a fim de melhorar o desempenho de um dado loop de controle. Com o fim de atingir os objetivos específicos: aprimorar ferramentas com o fim de melhorias nas metodologias úteis para fins de engenharia de controle; teste com as referências de engenharia de controle, a fim de avaliar melhorias em relação a outras técnicas de controle.

Metodologia:Os métodos de estudo empregado foi metodologia multi-objetivo e metodologia de resolução de controle, sendo que se deve considerar a simulação como o real, realizar mudanças para que o sistema seja linearizado, os controladores são estipulados de acordo com os modelos linearizados, e os resultados são selecionados após a realização dos experimentos, porem o controlador será implementado no processo real.

Resultados:Com os resultados obtidos é possível concluir que as técnicas de otimização controlador implementadas obtiveram êxito, tais técnicas são capazes de realizar o ajuste de controladores do tipo PID. Para tomada de decisão deve-se levar em consideração os valores de referência pré-estabelecidos.

Conclusões:Os conceitos teóricos de MOOD, MIMO, controle, e do sistema de resfriamento, já foram aprendidos. Os ajustes do controlador foram feitos a tal ponto em que houve uma melhora no seu desempenho. A próxima etapa consiste em realizar a migração dos códigos construídos em Matlab para Python, tendo em vista que é uma linguagem moderna que tem ganhado espaço considerável no mercado atual.

Palavras-chave: Controle PID. Controle MIMO. Otimização multiobjectivo.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador